Uncategorized

Exercícios Para Mulheres Depois Dos 40 – São Recomendáveis?

Exercícios Para Mulheres Depois Dos 40
Exercícios Para Mulheres Depois Dos 40

Nesta etapa da sua vida, os exercícios para mulheres depois dos 40 tornam-se essenciais.

 

A CHEGADA DA MULHER AOS 40 ANOS DE IDADE ACARRETA MUDANÇAS A DIVERSOS NÍVEIS – METABÓLICO, FISIOLÓGICO E HORMONAL

Exercícios Para Mulheres Depois Dos 40

 

O metabolismo torna-se mais lento, há uma diminuição da massa magra, alterações na densidade óssea e começam a aparecer problemas de hipertensão, colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares entre outros.

É por volta desta idade que poderão ter início os primeiros sintomas da menopausa. Com o seu aparecimento os níveis de estrogênio tendem a baixar, surgindo complicações tais como aumento na mulher do risco para doenças coronárias (3ª causa de morte das mulheres em vários países), ansiedade, problemas articulares, incontinência, fadiga, depressão.

Torna-se por isso fundamental iniciar ou manter um programa de atividade física regular para atenuar o processo natural de envelhecimento de forma a garantir uma melhor qualidade de vida e mais duradoura.

Já está fazendo exercício físico? Meus parabéns, continue! Se ainda não está, lembre-se que nunca é tarde para começar!

BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS  PARA MULHERES DEPOIS DOS 40 COMO PRÁTICA REGULAR

  • Melhora a autoestima
  • Reduz os estados de depressão e ansiedade
  • Exercício físico executado de forma moderada reduz o risco 30 a 40% de desenvolver câncer de mama
  • Previne problemas cardíacos e diabetes
  • Combate a osteoporose e os efeitos da sarcopenia
  • Prolonga a autonomia e independência. Se sempre teve uma vida ativa, praticando exercício apresentará menor probabilidade de aparecimento de câncer de mama ou outros problemas associados à menopausa
  • Melhora a força muscular e a saúde articular

Não se esqueça que antes de iniciar qualquer atividade física é necessário que faça uma consulta com o seu médico primeiramente, para que o seu treino seja adequado à sua condição, necessidade e objetivos.

EXERCÍCIOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU TREINO DE FORÇA

Agachamento – melhora a mobilidade funcional00 e aumenta a densidade mineral óssea reduzindo o risco de fraturas. Fortalece a musculatura do corpo evitando dores nas costas e lesões.

Peso morto – recruta os principais músculos responsáveis pela postura correta do tronco, trabalha glúteos e parte posterior das pernas, permitindo que a pessoa fique sempre com a postura correta nas atividades do dia a dia.

Saltos – a execução de saltos melhora a potência muscular, ativa mais fibras musculares bem como melhora a densidade mineral óssea.

Extensões de Braços – ótimo exercício para fortalecer os músculos do peito, tríceps e parede abdominal.