Exercícios Para Emagrecer

Correr Emagrece Rápido

Correr Emagrece Rápido
Correr Emagrece Rápido

Correr emagrece mesmo? Funciona?

Correr emagrece

Você já deve estar cansado de ouvir falar que correr emagrece. Mas como isso acontece?

Correr emagrece mesmo? Funciona? Se você quer descobrir pare por aqui.

Correr Emagrece?

Claro que emagrece.

Esta é a resposta mais óbvia que a gente ouve se for fazer esta pergunta. Está aí uma coisa que todo mundo sabe. – Correr emagrece.

Mas se é assim tão evidente e se tem tanta gente querendo emagrecer (inclusive nós – eu que escrevo este artigo e você que o lê), então por que não correr e emagrecer?

Será assim tão simples?  Verdade tem que ser dita. Simples não é. Mas também não é impossível. Esta conclusão não é minha. Vem das muitas e emocionantes histórias que se ouvem atualmente por aí sobre intrépidos corredores que começaram do nada.

Começaram a partir de uma vontade: “Eu quero emagrecer.” E duas palavras: “vou tentar.” E estas duas palavras se juntaram à vontade e se transformaram no – “eu sou capaz de correr e emagrecer e não vou desistir”.

Pode acreditar!  E tem muitas histórias de gente que transformou a vida através da corrida. Gente que teve coragem para começar e deu o primeiro passo. Ou seria melhor dizer, correu o primeiro quilômetro?  Gente que marcou fundo o chão com a primeira pegada tomando impulso para começar a correr e emagrecer.

Se tanta gente tentou e conseguiu, por que não nós? Por que não tentar? Eu te faço este convite: Tentar e acreditar.

Motivos existem de sobra:

  • Correr para emagrecer;
  • Emagrecer para ser saudável e feliz;
  • Correr e conseguir emagrecer porque não dá mais para abrir a porta do guarda roupas e verificar que parte do que tem nele não serve mais;
  • O sedentarismo vive de mãos dadas com a obesidade e os dois tem que ser deixados para trás.

A corrida tem sido precioso auxílio para muita gente. Também pode servir para você, para mim e para quem mais quiser …

E para começar é preciso entender …

Por que correr emagrece e funciona?

 

Correr é uma técnica genial não só para emagrecer, mas também para perder aquela barriguinha saliente que insiste em aumentar. Quando nós corremos a gordura localizada é usada pelo corpo como fonte de energia.

A corrida é um tipo de exercício de grande intensidade. Correr emagrece e funciona porque a corrida faz com que o cérebro produza dopamina que promove o bom humor, diminui a ansiedade produzindo um bem-estar físico e emocional que põe a fome em segundo plano.

Correr é absurdamente bom para emagrecer e funciona porque possibilita o gasto de muita energia, produz uma maravilhosa sensação de bem estar e tira aquela fome de leão que invade a gente de vez em quando.

Correr é tão eficiente que já verificou-se que apenas 30 minutos de corrida são suficientes para reduzir o IMC (Índice de Massa Corporal). Porém para alcançar bons resultados é preciso certa regularidade.

Você pode correr todo dia, ou um dia sim outro não ou 3 vezes por semana. É preciso manter a regularidade para ver os efeitos da corrida acontecerem. Estabelecer um programa é bem legal e não deixe de cumpri-lo.

Correr para emagrecer

Mas, sabe o que acontece durante a corrida? Vamos lá entender.

Correr emagrece
Correr emagrece muito

 

De onde vem a energia para correr?

Logo que a gente começa a correr, bem no comecinho mesmo, nossos músculos iniciam uma adaptação ao aumento brusco de gasto de energia e já percebem que precisam de mais energia rapidamente para compensar o gasto extra provocado pela corrida.

Então para adquirir esta energia de que precisam eles recorrem ao sangue em primeiro lugar e depois recorrem ao músculo (glicogênio), quando menos se espera já estão recorrendo à gordura localizada. O corpo precisando desesperadamente de energia lança mão da gordura e a queima para adquirir energia.

A agonia da iniciação

Os primeiros momentos da corrida são os piores, os mais difíceis de vencer. A respiração precisa ajudar a manter o exercício. Ela é importante demais neste momento.

É uma verdadeira agonia em que se luta pelo ar entrando nos pulmões. Os momentos iniciais são bem ofegantes mas duram apenas alguns segundos e dá para gente superar.

Logo em seguida a dopamina começa a ser produzida e aí, o bem-estar compensa todo o sofrimento inicial. Neste ponto a corrida fica leve, flui e eleva os sentidos, retornando uma incrível sensação de bem-estar.

E então vem a vontade de correr e correr e não parar. Aos poucos o corpo vai se acostumando e quem corre regularmente nem sente mais as primeiras dificuldades.

Como correr para emagrecer?

A corrida é um meio eficiente de emagrecer, porém ela não pode vir sozinha. Precisa estar aliada à uma alimentação balanceada e nutritiva.

Outro dado importante a respeito das corridas é que devem ser orientadas. A busca por um profissional que possa avaliar a capacidade física e evitar lesões é necessária.

Veja algumas dicas:

  • Antes de começar a correr procure orientação médica. Fazer um check up é bom para prevenir surpresas desagradáveis.
  • Planejar a corrida com orientação de um profissional é importante.
  • Manter regularidade nas corridas.
  • Escolher um bom tênis é necessário. Um tênis de solado macio pode impedir lesões nas articulações.
  • A dificuldade deve ser gradativa.  Que tal começar pela caminhada. Vá aumentando aos poucos a velocidade.
  • Os melhores percursos são os caminhos de terra. Dê preferência a caminhos planos.
  • Não sobrecarregue o coração. Calcule as batidas cardíacas.
  • Fortaleça a musculatura.
  • É uma boa pedida definir uma meta. Não ultrapasse 5 km no começo. Aumentando 1 km a cada semana.
  • Procure informações com profissionais de como respirar de forma correta.
  • A orientação de nutricionista é essencial para informar sobre a alimentação antes e depois de correr.

Alguns cuidados importantes

Alguns cuidados são recomendados para os iniciantes na corrida. Um conselho importante é não iniciar diretamente na corrida. A caminhada é uma boa pedida para começar. Ela não exige uma grande capacidade cardíaca e não impõe muito esforço muscular.

Para emagrecer não basta apenas correr. Uma boa alimentação é essencial. Frutas, verduras e legumes, são um bom conselho, mas não há nada que possa substituir a orientação da nutricionista.

Além de correr, sabemos que uma reeducação alimentar também importa bastante. Um novo estilo de alimentação pode acelerar o emagrecimento.

E então, você concorda comigo quando digo que emagrecer correndo é possível e prazeroso?

Então tá esperando o quê? Correr e emagrecer só se for agora! Vamos nessa!

 

 

Tags