Chás Para Emagrecer

Chá Verde Emagrece, Pode Acreditar emagrece

Chá Verde Emagrece
Chá Verde Emagrece

Oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, o chá verde tem suas folhas colocadas sob vapor e depois, secas, por isso contém propriedades diferentes, e por isso o chá verde emagrece.

Desta forma previne-se oxidação dos ingredientes e preservam-se os nutrientes. Entre os derivados da erva, esse é o chá mais popular no Brasil e foi alvo de mais estudos do que seus “irmãos”.

Estima-se que a bebida corresponde entre 80 e 90% da produção de chá chinês, terra natal dessa planta, que hoje é cultivada em todo o mundo. 

Chá verde emagrece

Chá Verde Emagrece

O chá verde possui um efeito termo gênico no organismo, ou seja, ajuda-o a gastar mais energia, estimulando o seu metabolismo, o que leva à perda de peso (desde que a pessoa tenha alguns cuidados com a sua alimentação, claro está!).

Confirmação científica

Uma dose reduzida de galato de epigalactocatequina (EGCG) de chá verde foi associada ao aumento da oxidação de gordura em 33%, revelaram os resultados de um estudo publicado em 2010 no European Journal of Clinical Nutrition.

Este estudo piloto revela, pela primeira vez, evidência de que uma catequina do chá verde, a EGCG, pode aumentar a oxidação lipídica em homens obesos, pelo menos até 2h depois da ingestão da refeição. Dentro desta fase pós-prandial, o EGCG é equipotente à cafeína no que respeita a oxidação lipídica”, explicaram os investigadores.

Um outro estudo mostrou que o consumo de chá verde favorece a “redistribuição” da gordura corporal, diminuindo aquela que se concentra na barriga – o tecido adiposo subcutâneo.

Este estudo enaltece a importância do chá verde para a redução da gordura abdominal. Mais estudos poderiam ser referidos para sustentar a tese de que o chá verde ajuda a emagrecer. 

Cuidados e recomendações

Devido ao seu teor em teína (estimulante similar à cafeína), pessoas que tenham hipertensão arterial deverão consumi-lo com moderação, pois o exagero poderá contribuir para o aumento da tensão arterial.

Também deverá ser evitado por pessoas que tenham gastrite ou úlceras gástricas. Nestes casos poderão substitui-lo pelo chá verde desteínado, ao qual foi retirada a teína.

Para não perder as suas propriedades benéficas, não deve ser fervido. Antes, deve-se colocar um sachê numa xícara de água fervente e deixá-la em infusão durante cerca de 5 minutos.

Pode ser bebido quente ou frio, de preferência sem ser adoçado, ou então com um pouco de mel ou frutose.

Pode associar-se à menta, à ginkgo biloba, ao limão ou ao ginseng, de modo a potencializar o seu efeito.

About the author

Carlos

Add Comment

Click here to post a comment

%d blogueiros gostam disto: