Dietas Para Emagrecer

Quais São Os Tipos De Dieta Que Existem?

Quais São Os Tipos De Dieta Que Existem
Quais São Os Tipos De Dieta Que Existem

tipos de dieta que existemDieta da sopa, dieta do limão, dieta dos carboidratos, dieta balanceada, dietas líquidas, dietas da moda…

Ufa! Há diversos tipos de dieta conhecidas pelas pessoas, desde as mais técnicas até as mais esquisitas possíveis. Todas prometem conceder à pessoa o corpo que ela sonha ter, com curvas perfeitas, livre das gordurinhas indesejadas e das deformações que o excesso de calorias faz aparecer no corpo humano.

Normalmente as pessoas não têm grande preocupação em conhecer essas dietas e saber como elas agem, até que um dia se vêem na necessidade de fazer uma.

Diante desse quadro, passam a se interrogar sobre o que haveriam de fazer para obter sucesso no processo de perda de peso e qual dieta seria a mais indicada para as finalidades que espera alcançar.

Seja qual for a motivação do desejo de emagrecimento, o caminho a ser trilhado é sempre o mesmo.

Via de regra as pessoas recorrem às dietas porque são os meios mais eficazes para alcançar esse fim.

Para isso, no entanto, é fundamental que a pessoa não desconsidere algumas informações preciosas que estão diretamente ligadas à qualidade do processo em que entrará e aos resultados que eventualmente serão alcançados.

  1. Os diversos tipos de dieta

É interessante o fato de procurar conhecer os tipos de dieta, mas a verdade é que isso exige, além de boa vontade, uma boa dose de precaução porque, como dito, há dietas e dietas.

Algumas muito sérias, sendo até mesmo indicadas por profissionais da área de saúde.

Outras são eficazes, mas por não possuir embasamento biológico e científico, não possuem indicação de especialistas.

E existem, ainda, aquelas que são surreais, que prometem grandiosos resultados através de um sacrifício desmedido que muito em breve trará, fatalmente, inúmeros problemas de saúde.

Isso significa que nem todas atingem a finalidade específica e nem sempre são de fato as milagreiras que pregam.

Ou, o que ainda é pior, às vezes atingem os objetivos, mas à custa de fazer a pessoa adoecer por falta de alimentação e de nutrientes básicos para a manutenção do corpo.

  1. O “garimpo” das dietas

O uso dessa palavra não é mero recurso lingüístico.

É preciso ter consciência de que procurar uma dieta que valha a pena fazer não é uma tarefa fácil.

É o mesmo que procurar ouro: é um verdadeiro garimpo, que só se encontra com muito boa vontade e extrema disposição.

Dietas do tipo “beba somente líquidos” ou “se alimente somente de vegetais” ou, ainda, “corte alguns nutrientes e substitua por outros” e tantas outras que atuam nesse sentido,  são um erro muito grande e tendem sempre a dar errado ou, como dito, a fazer as pessoas adoecerem.

Ao contrário disso, devem ser preferidas as dietas que ensinam a reeducação dos hábitos alimentares, o desenvolvimento de uma disciplina que ensine a comer as coisas certas e nos horários certos de cada dia.

Esse modelo de dieta não induz ao “corte” de alimentos, e sim ao modo certo de consumir cada uma delas.

Para citar um exemplo, não é saudável uma dieta que diz à pessoa que ela deve cortar todo o tipo de açúcar do seu cardápio.

Porque o corpo humano não pode viver sem açúcar.

A dieta mais correta é aquela que ensina à pessoa a quantidade de açúcar que ela pode ingerir, a alternância entre açúcar e adoçante, e a maneira correta de fazê-lo.

  1. Orientação de um profissional

A questão das dietas também encontra um ponto de extrema relevância nos endocrinologistas e nutricionistas.

Esses profissionais são responsáveis por determinar ao paciente a dieta que melhor se viabiliza às necessidades diagnosticadas para ele.

São eles que de fato conhecem e sabem, com clareza e perfeição, através de consultas e exames específicos, o quanto o organismo de uma pessoa pode suportar, qual o limite de uma dieta e quem pode fazer umas e outras.

O atendimento é personalizado e cada caso é analisado isoladamente, de forma que a pessoa pode ser direcionada à melhor forma de dieta.

Nesse imenso universo de dietas que já existem e que cada dia continuam surgindo indiscriminadamente, é importante contar com auxílio profissional, porque esse, ao indicar uma dieta, se responsabiliza pela saúde do paciente e pelo resultado que será alcançado com ela.

É um pouco mais complicado, mas certamente a segurança da pessoa é maior e mais garantida.

About the author

Emagrecer e Perder Barriga

1 Comment

Click here to post a comment

três × 4 =

%d blogueiros gostam disto: