Alimentos Para Emagrecer

Tapioca Emagrece Sim, Sendo Ótima Para Um Lanche Pré Treinamento

tapioca emagrece
tapioca emagrece

A tapioca emagrece e é mais saudável que o pão, livre de glúten e ideal para garantir a saciedade. A iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, vem ganhando ganhando cada vez mais espaço em outros estados e até em outras partes do mundo. Tem  sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso.

 

Tapioca emagrece e tem algumas características especiais

tapioca emagrece

Nutricionalmente é rica em hidratos de carbono simples (entre 60g a 80g por 100g de produto), com valor residual de lipídios, proteína e fibra, e valor reduzido de sódio (sal) e açúcar (valores próximos de zero). A tapioca é isenta em glúten e por isso apta para consumo por pessoas com doença celíaca.

Os seus hidratos de carbono têm um índice glicêmico (IG) que se caracteriza como elevado (IG entre 70 e 81). Por ser constituída por hidratos de carbono de absorção rápida tem ganho popularidade no meio do fitness e esportivo, pois pode constituir uma boa opção para refeições pré ou pós treino, portanto tapioca emagrece sim.

Benefícios da tapioca

Alguns endocrinologistas, explicam que a tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos.

No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumí-la, pois 50 gramas da massa tem 70 calorias. “Sugiro comê-la como uma refeição, podendo ser no café da manhã, almoço ou jantar. O ideal é apenas uma tapioca por dia, nada em excesso faz bem ao organismo”.

Recheios para tapioca

Ingredientes do recheio podem transformar tapioca em bomba calórica.

Outra dica na hora de preparar a tapioca é prestar atenção aos ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma opção muito calórica. “Os melhores recheios são atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana, grão rico em proteína e que possui aminoácidos”.

A chia é um diferencial na receita, fazendo com que o preparo fique ainda mais saudável. “A adição de chia, muito rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas”.

Receitas de Tapioca pré e pós-treino:

Pré-treino (lanche – 18h): Tapioca (goma de tapioca + sementes de linhaça sem gordura no preparo) com recheio de banana + 2 c. de sopa de aveia + iogurte natural magro não açucarado

Pós-treino (jantar): Tapioca (igual à do lanche) com recheio de peito de frango + hortícolas + batata-doce + 1 peça de fruta

 

Outra forma popular de preparar a tapioca é a crepioca. Pode ser preparada através da goma de tapioca hidratada adicionando ovo à massa, de forma a aumentar o valor proteico da receita e baixar o seu índice glicêmico.

São ainda utilizados mais produtos para adição à massa, como leite, bebidas vegetais, queijo quark ou outros. Tenha sempre em mente o que adicionar na receita e qual o valor nutricional final da refeição.

Pode comprar a tapioca já hidratada (goma de tapioca) e nesse caso deve conservar o produto depois de aberto no refrigerador.

A tapioca pode ser utilizada ainda na sua versão granulada seca, para espessar receitas ou em receitas originais.

Uma dica: A tapioca emagrece e junto com o Sistema Queima 48 Horas – Q48, se tornam aliados de grande importância para quem precisa praticar exercícios físicos e emagrecer. já que você já sabe sobre a tapioca, não deixe de conhecer o Q48.

 

About the author

Redação

Add Comment

Click here to post a comment

treze + dezessete =

%d blogueiros gostam disto: