Suco De Limão Emagrece Muito. Confira!
Suco De Limão Emagrece Muito. Confira!
Não é de hoje que ele possui a fama de queimar aqueles desagradáveis pneuzinhos, porém, atualmente, o limão voltou a ser centro das atenções no mundo das dietas, principalmente depois que pesquisas confirmaram que, realmente, o suco de limão emagrece. É claro que essa descoberta, aliás – confirmação do que nossos avós já diziam – deixou todo mundo super feliz, afinal, o que é melhor do que fazer dieta baseada em uma fruta tão gostosa?
Então, a constatação de que o suco de limão emagrece ganhou tanta repercussão que virou até livro nos Estados Unidos, e Master Cleanse (como a dieta da limonada é conhecida lá fora) já tem sua versão em português, disponível no Brasil (editora BestSeller, 272 páginas). Porém, o tal livro prega uma dieta nada saudável, a de passar dez dias à base de limão diluído em água com glicose e pimenta, sem nenhum alimento sólido, o que pode prejudicar gravemente a saúde. E, na verdade, até mesmo a antiga estratégia – de beber o suco puro de vários limões, ainda em jejum- também não é tida como muito segura pela maioria dos nutricionistas. Segundo eles, dependendo do organismo, a ingestão exagerada de limão pode agredir o estômago.
Ok, o fato é que não é preciso seguir nenhuma dieta maluca para poder usufruir dos benefícios dessa fruta e ainda dar adeus à alguns quilinhos extras, a dica, porém, é apostar nessa fruta para desintoxicar o organismo e se livrar das gordurinhas. Basta não exagerar na dose. Acredite, se consumir de duas a três unidades por dia – aliadas a uma dieta equilibrada – já será o suficiente para você perceber uma boa diferença na balança.
Poderes da fruta
O limão, para quem não sabe, é o campeão em ácido cítrico, que é o dá à fruta o poder emagrecedor, fora isso, o ácido cítrico tem ação adstringente, agindo como se fosse um detergente dissolvendo toxinas e gorduras, e é por isso que o suco de limão emagrece.
O que acontece é que o limão tem ação alcalinizante (outro mérito do ácido cítrico) e, por isso, deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos, favorecendo o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo e facilitando a perda e a manutenção do peso. E o ácido cítrico, também, possui ação antisséptica combatendo, assim, os microrganismos inimigos que provocam fermentação no estômago e no intestino. Ou seja, é um alimento que pode evitar o acúmulo de gases e o inchaço.
Benefícios do Limão
Se até agora você não tinha se convencido de seus poderes para a perda de peso, com certeza, depois de saber que ela tem efeito laxativo, agora a coisa muda de figura, não é?
E mais um motivo para você aderir à fruta, que, no suco de um limão tem 40 miligramas de vitamina C em 100 mililitros, o que não é muito em comparação à acerola e ao kiwi, porém, isso faz dele uma fruta com ótima ação antioxidante, o que quer dizer que é capaz de tirar de cena os radicais livres, aquelas moléculas que provocam o envelhecimento precoce.
Pronto, agora está convencida dos poderes do limão e já pensa em sair correndo para comprar um suplemento no lugar da fruta, para manter a pele jovem, não é? Então saiba que a troca nem sempre vale a pena, pois, acredite, o consumo de apenas duas unidades diárias supera o poder de um comprimido efervescente de 500 miligramas de vitamina C. E isso porque na fruta, a vitamina está ativa e ainda tem a ajudinha extra do cálcio, potássio e outros componentes que aumentam ainda mais seu aproveitamento pelo organismo.
Mas, sem dúvida, nenhum benefício supera o de prevenir o câncer, especialmente o de mama, segundo compravam estudos do Departamento de Oncologia da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, só que, para isso, é necessário consumir a fruta inteira com a casca – parte do limão que concentra os óleos essenciais cítricos, como o d-limoneno, substância que se mostrou capaz de inibir a proliferação das células alteradas e cuja dosagem preventiva é no mínimo de três limões por dia, com polpa e casca.
Como usar o suco de limão para emagrecer
Pronto, agora que já conhece “quase” todos os benefícios do limão, chegou a hora de saber em que condições o suco de limão emagrece, bem, não vamos focar nas dietas super esquisitas feitas com a fruta e que podem trazer prejuízos para a saúde, mas sim usufruir de seus benefícios da forma mais natural e saudável possível, para isso, o suco deve ser feito com o limão fresco, se possível orgânico, e consumido logo após preparar, são cuidados super importantes para preservar as substâncias terapêuticas da fruta.
Modo de preparar
– Pela manhã
Como se fosse uma limonada, sem açúcar, esprema um limão fresco num copo d’água e beba o suco em jejum, 30 minutos (no máximo 15) antes do café da manhã para que a “faxina” não seja prejudicada por qualquer alimento sólido.
Almoço e jantar
Antes do almoço e do jantar, cerca de 10 a 15 minutos, repita a receita.
– Não coloque açúcar, pois esse é um ingrediente com ação contrária a do limão, ou seja, intoxica o organismo, além de ser calórico. Porém, quem não consegue ingerir nada muito azedo, pode acrescentar à limonada de 10 a 15 gotas de lima-da-pérsia – é um pouco mais doce e também tem ação desintoxicante.
Dica para diminuir os gases e estimular o intestino
Manter o intestino funcionando corretamente ajuda, e muito, na hora de afinar a cintura, e o limão pode ser de grande ajuda nessa hora. Para isso, basta diluir o suco fresco de um limão em um copo de água morna e beber ainda em jejum, durante uma semana. É importante que a água seja morna, pois quanto mais próximo o alimento estiver da temperatura do corpo, menos trabalho o organismo tem de digeri-lo. E outra dica é usar o limão com a parte branca, aquela que fica na entrecasca, para que o suco também tenha pectina, fibra que serve de alimento para as bactérias boas, que são fundamentais para manter o intestino saudável e pronto para absorver melhor os nutrientes dos alimentos.
Então, é isso, agora que já viu que o suco de limão emagrece – desde que feito e consumido corretamente – é só não deixar de beber o suco até atingir o objetivo na balança. Além disso, crie o hábito de usá-lo para temperar salada, peixe, carne assada (tipo quibe) e lentilha cozida, é bem mais saudável que o sal e muitos outros ingredientes.
Seja o primeiro a comentar!