Dieta Vegana – Adeus ao Alimentos de Origem Animal

O veganismo é um estilo de vida que vem se tornando bastante popular. Representando uma causa bem importante e mantendo uma alimentação saudável, esse modo de viver altera bastante a rotina da pessoa. Com isso, para ajudar no que pode ou não comer, surge a dieta vegana.

Essa reeducação alimentar tem como principal objetivo adaptar a pessoa que tem desejo que entrar no mundo vegano. Ela apresenta os principais alimentos que devem ser consumidos de forma que traga benefícios para a saúde.

Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos apresentando as principais informações sobre a dieta vegana. O que é, como funciona, o que pode comer e se traz algum problema para o organismo em relação à falta de nutrientes.

O Que é o Veganismo?

Dieta Vegana

 

Apesar de ser um movimento que vem se fortalecendo muito nos tempos atuais, principalmente entre os jovens, muitas pessoas ainda apresentam algumas dúvidas sobre esse estilo de vida.

Surgindo oficialmente em 1944, a pessoa que seguem o veganismo, o vegano, tem como principio básico lutar pelo fim da exploração animal. Segundo o movimento, o ser humano pode viver e evoluir sem precisar tirar proveito de outra espécie.

Apesar de muitos acharem que as mudanças ocorrem somente na alimentação, o vegano é contra qualquer tipo de exploração, desde utilização para trabalho em colheitas até na fabricação de roupas ou produtos de beleza que fazem testes em animais. Tudo isso é proibido e combatido dentro do veganismo.

Diferença Entre Vegano e Vegetariano

Dieta Vegana

O veganismo e vegetarianismo se assemelham em diversos fatores. Ambos defendem a causa animal e apresentam dietas saudáveis. Contudo, mesmo assim, ainda são movimentos bem distintos e com diferenças bem claras.

A principal e mais importante discrepância está na alimentação. Enquanto os veganos não comem qualquer tipo de alimento de origem animal, os vegetarianos só não comem carne, porém leite e queijo, por exemplo, podem entrar na dieta.

Além disso, o veganismo é visto muito mais como um estilo de vida. Como falado, no movimento não se pode utilizar nem produtos de beleza onde haja algum tipo de exploração da vida de um animal. Já no vegetarianismo, essa prática está mais aberta.

Como Funciona a Dieta Vegana?

Agora que você já entendeu todo o funcionamento por traz desse estilo de vida, chegou a hora de descobrir como é a dieta vegana.

Respeitando todas as ideias em torno do veganismo, essa reeducação alimentar apresenta um cardápio com várias opções de alimentos sem nenhum tipo de origem animal. Com isso, além de carnes, ovos, leite e, até mesmo, mel não podem ser consumidos.

Comece a Dieta Vegana Lentamente

Apesar de uma causa bem importante e necessária, e a dieta vegana ser bastante saudável, ela está englobada de uma polêmica. Segundo especialistas e estudos com resultados comprovados, cortar certos nutrientes da sua alimentação, principalmente a proteína e ferro, podem trazer diversos problemas para sua saúde.

Com isso, é recomendado começar essa reeducação alimentar aos poucos. Vá cortando os alimentos de origem animal com calma. Comece selecionando 1 a 2 dias da semana para ficar sem carne, indo aumentando até não estar mais consumindo. Isso fará seu corpo se adaptar e sofrer menos com a mudança.

Busque Ajuda de Uma Nutricionista

Para não ter problemas com sua saúde no futuro durante uma rotina vegana, é recomendado, antes de iniciar a dieta, buscar auxílio com um nutricionista. Com isso, ele poderá indicar alimentos alternativos ou suplementos que vão recompor a falta de nutrientes.

Os principais alimentos permitidos na dieta vegana

Dieta Vegana

Os alimentos que não podem faltar de jeito nenhum em uma deita vegana são:

  • Todos os tipos de vegetais e frutas
  • Grãos
  • Raízes
  • Soja
  • Leguminosas
  • Tofu
  • Opções vegetais de leite, queijo e mel
  • Soja
  • Hortaliças

A dieta vegana ajuda a emagrece?

Apesar de não ser um estilo de vida com foco no emagrecimento, indiretamente, a dieta vegana auxilia, sim, em uma perda de peso em longo prazo. Por conta da alimentação mais saudável, evitando alimentos mais gordurosos e focando em vegetais nutritivos, o metabolismo tende a acelerar.

Obviamente, como falado, não é uma reeducação alimentar para aqueles que querem perder peso rapidamente. Isso ocorre de forma bem gradual e vai depender muito de como a pessoa vai dividir suas refeições e receitas dentro dessa dieta.

Leave a Comment

dezenove − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.