Alimentos Para Emagrecer

Vinagre De Maçã Para Emagrecer

Vinagre de Maça Para Emagrecer
Vinagre de Maça Para Emagrecer

Vinagre De Maçã Para Emagrecer

 

O vinagre de maçã é um poderoso ingrediente, tanto que é considerado um dos primeiros remédios da humanidade. Na verdade, o bom e velho vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde, desde prevenir o diabetes, proteger o fígado e prevenir câimbras. Possui ação diurética e antioxidante, melhora as articulações e a digestão até… emagrecer!

Segundo um recente estudo da Universidade do Arizona, participantes testados que ingeriram duas colheres de sopa de vinagre de maçã – diluídas em água –  antes do almoço e do jantar, perderam cerca de dois quilos em um mês, portanto, usar vinagre de maça para emagrecer, pode, realmente, ser uma ótima ideia! 

A explicação é que o vinagre de maçã, depois de refeições ricas em carboidratos, ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose. Para quem não sabe, os picos de insulina são inimigos do emagrecimento, porque quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível no sangue sobe rapidamente, e o pâncreas acaba liberando muita insulina que, por sua vez, acaba baixando muito os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e, consequente, a sensação de fome. 

 

Tipos de vinagre

O vinagre é feito através da fermentação de um carboidrato, utilizando um alimento que contenha açúcar, como maçã, vinho, álcool, arroz, uva, framboesa, maracujá, cana de açúcar, kiwi, laranja, tangerina, manga, mel, melado, malte, milho, entre outros. 

O vinagre de maçã possui, geralmente, uma concentração de 5% de ácido acético e 95 % de água, além de alguns minerais, vitaminas e fito químicos, como os poli fenóis, que são os que dão um sabor especial ao condimento.

Em matéria de benefícios, o vinagre de maçã é imbatível, e isso porque conta com antioxidantes como ácido acético, enzimas, catequinas e quercetinas, além de traços de fibra solúvel, betacaroteno e minerais, especialmente o potássio. 

 

Porque usar o vinagre de maça para emagrecer

 

Vinagre de Maçã Para Emagrecer
Vinagre de Maçã Para Emagrecer

 

Se formos enumerar os muitos benefícios do vinagre de maçã e suas muitas funcionalidades, esse artigo teria que ter várias páginas, por isso, vamos nos concentrar em como usar vinagre de maça para emagrecer.

Bloquear carboidratos

Justamente, por possuir boas quantidades de ácido acético, um ácido que inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos, entre elas amilase, sacarose, maltase e lactose, por isso, o ácido acético acaba desempenhando o papel de um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar, assim, ao bloquearem essas enzimas, os carboidratos acabam passando direto através do trato digestivo, dessa forma, eliminando aquelas  calorias que se tivessem sido absorvidas só iriam servir para o aumento de peso. 

Recuperar os músculos

E não é só como bloqueador de carboidratos que o ácido acético funciona, ele também serve para melhorar a eficiência dos músculos e a recuperação após os treinos. O ácido acético presente no vinagre ajuda a converter a glicose em glicogênio, que é armazenado pelos músculos e fígado como fonte de energia para as atividades diárias. Quanto mais glicogênio, mais energia, tornando os músculos mais eficientes, facilitando a malhação e a recuperação após os treinos. 

Prevenir o diabetes

Então, por possuir boas quantidades de quercetina, o vinagre de maçã também oferece ação antioxidante, melhorando a imunidade e ajudando a reduzir os efeitos da histamina, substância responsáveis por inflamações e alergias, além de possuir, também, catequinas, antioxidantes presentes no vinagre. 

Causar sensação de saciedade

Como contém fibras pectina, o vinagre de maçã também oferece a sensação de saciedade, além de absorver gorduras e melhorar o trânsito intestinal, o que acaba contribuindo para a perda de peso.

 

Vinagre de Maçã Para Emagrecer
Vinagre de Maçã Para Emagrecer

 

Melhorar a digestão

Por ser fermentado e rico em enzimas, o vinagre de maçã faz com que os alimentos fiquem menos tempo armazenados no estômago, causando a melhora nos problemas relacionados à azia e refluxo. 

Proteger o fígado

 E o fígado também sai beneficiado pelo uso do vinagre de maçã, pois contém ácidos málicos, lático e cítrico, que deixam o fígado mais saudável e mais eficaz no processamento das toxinas, ajudando a eliminá-las mais rapidamente.

Como consumir vinagre de maça para emagrecer

O vinagre de maçã pode ser consumido de diversas maneiras, na salada, adicionado na água ou suco. Uma dica , para acertar na dosagem, é colocar uma colher de chá de vinagre na salada do almoço e outra na do jantar e acrescentar o restante em um copo de água ou suco.

Vale ressaltar a importância de investir em um vinagre de maçã orgânico, não pasteurizado e não filtrado.

Contra-Indicações

Embora o vinagre de maçã seja um condimento muito benéfico, ele também tem suas contraindicações, como pessoas que sofrem com úlcera ou qualquer outro problema gástrico.

Superdosagem

Nada de se entusiasmar demais e ir com muita sede ao pote, é preciso muita cautela, pois consumir o vinagre de maçã em excesso pode acarretar uma série de problemas de saúde, tais como danos no estômago, duodeno e fígado, por causa de sua acidez que, em excesso, pode chegar ao ponto de mudar o pH do sangue, causando uma acidose metabólica, quadro de risco que pode ser fatal. Embora, para acontecer isso, teria que ser ingerida uma superdosagem, como uma garrafa inteira em um dia. 

 

 

Tags

Adicionar comentário

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise no Site

Assine nossa Newsletter
Coloque seu endereço de email: