Tapioca – Tendência Versátil Genuinamente Brasileira

A tapioca é a fécula da mandioca (Manihot esculenta Crantz), ou seja, o amido extraído da raiz de mandioca, preparada de forma granulada. Historicamente, a mandioca constituía a base da alimentação no Brasil, sendo que a tapioca é consumida desde o século XVI como substituto do pão neste país.

Nutricionalmente é rica em hidratos de carbono simples (entre 60g a 80g por 100g de produto), com valor residual de lipídios, proteína e fibra, e valor reduzido de sódio (sal) e açúcar (valores próximos de zero). A tapioca é isenta em glúten e por isso apta para consumo por pessoas com doença celíaca.

Os seus hidratos de carbono têm um índice glicêmico (IG) que se caracteriza como elevado (IG entre 70 e 81). Por ser constituída por hidratos de carbono de absorção rápida tem ganho popularidade no meio do fitness e esportivo, pois pode constituir uma boa opção para refeições pré ou pós treino.

A tapioca é rápida e simples de preparar e, tendo um sabor neutro, tem várias aplicações culinárias. A goma de tapioca (tapioca hidratada) pode ser preparada diretamente numa frigideira anti aderente, sem adição de gordura, sal nem açúcar.

 Com 2 ou 3 colheres de sopa de tapioca consegue fazer uma porção para uma pessoa (veja a quantidade sugerida na embalagem de cada produto).

Na preparação da tapioca utilize alimentos com elevado teor de proteína e fibra, de forma a melhorar o valor nutricional do seu prato e diminuir o índice glicêmico da refeição.

Para tanto, utilize por exemplo sementes na massa da tapioca (como sementes de linhaça, ou outras).

A tapioca pode ser utilizada para receitas “salgadas” (como prato principal), neste caso utilize uma fonte proteica e hortigranjeira no seu recheio, ou pode ser utilizada como sobremesa ou lanche com recheio de fruta, frutos secos e sementes de chia, por exemplo.

 

Exemplos de refeição pré e pós-treino com tapioca:

Tapioca

 

RefeiçãoPré-treino (lanche – 18h): Tapioca (goma de tapioca + sementes de linhaça sem gordura no preparo) com recheio de banana + 2 c. de sopa de aveia + iogurte natural magro não açucarado

Refeição Pós-treino (jantar): Tapioca (igual à do lanche) com recheio de peito de frango + hortícolas + batata-doce + 1 peça de fruta

Outra forma popular de preparar a tapioca é a crepioca. Pode ser preparada através da goma de tapioca hidratada adicionando ovo à massa, de forma a aumentar o valor proteico da receita e baixar o seu índice glicêmico.

São ainda utilizados mais produtos para adição à massa, como leite, bebidas vegetais, queijo quark ou outros. Tenha sempre em mente o que adiciona na receita e qual o valor nutricional final da refeição.

Pode comprar a tapioca já hidratada (goma de tapioca) e nesse caso deve conservar o produto depois de aberto no refrigerador.

A tapioca pode ser utilizada ainda na sua versão granulada seca, para espessar receitas ou em receitas originais.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!