Quitosana – Fibra Natural Com Propriedades Fantásticas

67

A Quitosana, é um polissacarídeo não digerido pelo organismo humano, e que provém da quitina existente na casca (exoesqueleto) dos crustáceos, como o camarão, por exemplo.

Pelo fato de o nosso organismo não ter enzimas capazes de digerir esta molécula, a Quitosana funciona como uma fibra solúvel, passando pelo trato digestivo sem ser absorvido.

Quitosana

É precisamente nesta sua característica que assenta o interesse na saúde humana, com vantagens no tratamento do excesso de peso e obesidade, da constipação (ou prisão de ventre), no controle dos níveis de colesterol sanguíneo e, ainda, na regulação da glicemia (açúcar do sangue).

A Quitosana encontra-se disponível na forma de suplemento dietético, simples ou integrado em composições com outros ingredientes, geralmente destinado à redução do apetite, bloqueio da absorção de gorduras e hidratos de carbono.

Ou, ainda, em suplementos destinados à normalização dos níveis de gorduras sanguíneos, nomeadamente do colesterol e dos triglicerídeos.

Os efeitos como regulador do apetite e inibidor da absorção de gorduras e hidratos de carbono da Quitosana são, desde logo, úteis no âmbito das dietas de emagrecimento.

A regulação do apetite decorre do seu comportamento como fibra, molécula não digerida com grande capacidade de retenção de água na sua estrutura, aumentando expressivamente o seu volume no trato gastrointestinal.

No estômago, ajuda na redução do apetite após as refeições, fazendo com que se sinta saciado(a) com muito menos quantidade de alimento.

No intestino, contribui para a hidratação e aumento do bolo fecal (volume das fezes) e, assim, para a regularização do trânsito intestinal.

Por outro lado, a ação bloqueadora da absorção de gorduras e hidratos de carbono, decorrente da sua capacidade de retardamento da ação das lipases (enzimas responsáveis pela digestão dos lipídios ou gorduras) e de fixação de água e nutrientes na as estrutura, impedindo a sua absorção durante a digestão e arrastando-os consigo para eliminação através do intestino.

Ajuda a reduzir também a absorção de calorias das refeições, contribuindo também, deste modo, para a perda de peso.

A capacidade da Quitosana de ligação com gorduras (incluindo o colesterol) e moléculas de hidratos de carbono, não absorvidos e depois eliminados através das fezes, contribui também para a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue e, ainda, para o controle da glicémia após as refeições.

A Quitosana é particularmente útil na regulação da fome ao longo do dia e, muito importante, na prevenção e controle da diabetes.

A Quitosana é um suplemento considerado seguro para a maioria das pessoas, contudo, deve ter-se cuidado na sua capacidade de fixação de água e nutrientes na sua estrutura.

Dessa forma poderá acarretar também a não absorção de fármacos, suplementos ou outros nutrientes não calóricos dos alimentos, nomeadamente as vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras): vitaminas A, D, E e K.

Para prevenir a interação indesejável como a absorção de outros elementos importantes, basta simplesmente que a ingestão da Quitosana seja planejada de forma a ser separada por algum tempo da ingestão de outros alimentos, fármacos ou suplementos.

 Como Quitosana age no organismo?

Quando a Quitosana é ingerida em forma de pó, ou também em cápsula, ela é solubilizada no estômago, formando um gel quimicamente ativo.

Este gel tem a capacidade se juntar com a gordura ingerida na refeição, formando uma” massa” de Quitosana com gordura que evita a ação das enzimas que fazem o organismo absorver a gordura, ou seja, essa “massa” é eliminada nas fezes e o organismo não vai absorver a gordura.

Quitosana

Em resumo, essas cápsulas auxiliam na redução de peso através da captura e da eliminação de parte da gordura ingerida nas refeições.

Foi cientificamente comprovado que a Quitosana pode reduzir os níveis de colesterol LDL (“colesterol ruim”), sem afetar significantemente os teores de colesterol HDL (“colesterol bom”) e outros nutrientes essenciais.

Quitosana emagrece ???

A resposta curta para essa pergunta é “SIM”. Mas só quem pode fazer com que isso aconteça é você!

Quitosana

A Quitosana por si só não faz milagres. Se você realmente quer ou precisa perder peso, isso também significa que você tem que mudar alguns hábitos.

Infelizmente você não vai perder peso se simplesmente tomar uma pílula e continuar com os mesmos hábitos alimentares. E isso vale para qualquer pílula ou produto de auxílio no emagrecimento.

Benefícios da Quitosana

Melhora o trânsito intestinal: Por ser uma fibra, a Quitosana contribui para o melhor trânsito intestinal, estimulando o crescimento de bactérias benéficas e a frequência de evacuações.

Melhora a cicatrização: A Quitosana faz com que o processo de cicatrização de feridas seja mais rápido, pois contribui para uma coagulação sanguínea eficaz.

Tem ação antimicrobiana: Pesquisas apontam que a Quitosana tem ação antimicrobiana.

Quitosana

Por isso, ela provoca a inibição do crescimento de alguns microrganismo que podem prejudicar a saúde, como E.coli, que é uma das principais causadoras da cistite.

 

Aliada da pele, unha e cabelos: A Quitosana também é importante na área de beleza, sendo benéfica para a pele, unhas e cabelos. Isto porque ela possui uma facilidade de aderência nos cabelos e pele, ajudando na formação de um filme na fibra capilar.

Além disso, a Quitosana influencia na formação do colágeno, substância que atua no fortalecimento de unhas frágeis, promove maior resistência, espessura, crescimento e brilho dos cabelos e faz com que a pele tenha mais tônus e reduz sua flacidez.

Como tomar a Quitosana?

A Quitosana em cápsula deve ser tomada de 15 a 30 minutos antes das principais refeições e antes de pequenas refeições (ou lanches) em que alimentos gordurosos serão consumidos.

Esse tempo é necessário para que as cápsulas possam se desfazer no estômago e formar o gel que vai se juntar às gorduras.

Como dissemos, é muito importante tomar bastante água ou suco para evitar a constipação intestinal, mas isso serve também para que o gel se forme mais rapidamente no estômago.

No período em que a Quitosana for usada é aconselhada a ingestão de 1 a 2 litros de líquidos ao dia.

Quitosana

Na verdade, beber bastante água deve se tornar um hábito para qualquer pessoa que queira perder peso!

Quitosana e ANVISA

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão ligado ao Ministério da Saúde, aprovou e registrou vários produtos que contém a Quitosana.

Na determinação da ANVISA está escrito que os fabricantes dos produtos aprovados podem usar a seguinte declaração:

 

“A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.

 

Quitosana Contraindicações e desvantagens

Sim, ela pode causar efeitos colaterais. A Quitosana é um produto à base de crustáceos e caso você seja alérgico a eles e a peixe é melhor manter uma boa distância.

As reações alérgicas podem ser variadas como alterações na pele até reações mais agravantes como choque anafilático.

Mais do que reações alérgicas, há também estudos que apontam que a ingestão de Quitosana por um longo período de tempo e em grandes doses pode modificar a flora intestinal contribuindo na proliferação de bactérias maléficas.

Há também evidências de que a ingestão de Quitosana pode, com o tempo, prejudicar a absorção de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Usada com moderação, e acompanhada por uma melhora nos hábitos de exercícios e de alimentação a Quitosana é um bom aliado na perda de peso. Lembre-se de consultar seu médico antes de começar qualquer dieta!

Quitosana

É necessário pensar nisso tudo como um projeto de vida!

Reeducação alimentar combinada com atividade física é o único jeito de perder o peso e conseguir mantê-lo! Se você conseguir fazer isso a Quitosana vai funcionar perfeitamente!

E quando você alcançar o peso ideal vai poder se orgulhar por ser forte e capaz de tomar uma atitude tão importante!

Todas as informações indicam que a Quitosana realmente pode oferecer a mudança que você espera.

Ela pode sim te ajudar a desfrutar dos muitos benefícios que a perda de peso proporciona: melhor disposição para o dia-a-dia, sentimento de leveza, diminuição significativa do risco de diversas doenças, melhora da autoestima através de um corpo mais bonito e saudável e muitas outras coisas boas!

Mas isso depende do seu compromisso em alcançar seus objetivos.

O melhor que você tem a fazer, com ou sem cápsulas emagrecedoras, é cuidar melhor de seu corpo e de sua mente para proporcionar a você mesmo uma vida mais agradável.

Entre você e seus objetivos só existe uma pessoa: VOCÊ!!
É apenas uma questão de escolha!

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here