Pilates Emagrece Realmente?

30

Quando surge dentro do ser humano o sentimento de vaidade quanto ao seu corpo, uma das primeiras coisas que se busca é uma forma física que esteja de acordo com o padrão socialmente aceitável.

Claro que ultimamente tem se transformado muito a concepção de que  forma física ideal é aquela que se exibe nas pessoas magérrimas, naquelas que não trazem um único traço de gordura saliente.

Pelo contrário!

Hoje o mundo está se abrindo para a compreensão de que há diferentes modelos de físico e que todos devem ser respeitados e apreciados.

Mas a luta pelo corpo ideal é sempre constante na vida de todos. E as melhores maneiras de emagrecer ainda constituem boa parte desse processo.

Diante de tais coisas, muitos questionamentos surgem na cabeça humana, que às vezes nem sequer sabe no quê acreditar realmente.

Daí vem os acalorados debates acerca do que fazer para obter os resultados esperados.

Então, para auxiliar nessa discussão, esse artigo vem falar sobre o Pilates.

 

Pilates emagrece
Pilates emagrece mesmo

Por quê?

Porque muitas pessoas pensam erroneamente que o exercício de Pilates não emagrece. O Pilates emagrece e tem resultado igual ou até melhor que o de muitos outros tipos de exercício físico. Provavelmente esse preconceito existe porque há uma estranha lenda, divulgada nos meios de academia, de que o Pilates não força muito a musculatura e que não é bom para queimar calorias.

Segundo o que se acredita, os exercícios que servem para emagrecer são os que exigem grande esforço físico e que queimam muitas calorias.

Mas será de fato verdade que o Pilates não ajuda a emagrecer?

Nesse artigo será mostrado e provado que isso é um equívoco.

O Pilates emagrece e aqui será explicado por quê.

Antes, porém, será feita uma breve explanação sobre a modalidade física, para torná-lo conhecido das pessoas que porventura ainda não saibam do que se trata.

 

  1. O que é o Pilates?

O Pilates é um exercício físico que faz parte da família dos anaeróbicos, que são aqueles que fazem uso de uma energia que independe da utilização de oxigênio.

Ele está no mesmo patamar da musculação. O condicionamento físico é um dos pressupostos para sua execução.

Por isso, a boa forma física é indispensável para a pessoa que o pratica com regularidade. Ainda que não seja um padrão específico, a forma física possui um padrão que confere saúde e bem estar à pessoa.

Por isso, é correto dizer que o Pilates emagrece e traz uma ótima sensação de leveza à pessoa.

 

  1. Exercícios físicos

É bom nunca se esquecer que os exercícios físicos são ótimos para o emagrecimento e fazem isso de maneira natural.

Por si só, isso já seria suficiente para auxiliar no processo. Mas há outros benefícios que ele traz através de suas ações no corpo humano.

Quais são eles?

Alguns serão especificados a partir de agora.

 

  1. Ações do Pilates

A ação que o Pilates exerce sobre o organismo e que favorece a questão da perda de peso tem três aspectos fundamentais:

– O Pilates emagrece porque aumenta a massa muscular e proporciona a correção da respiração: o aumento da massa muscular pressupõe a queima de gorduras e, por conseqüência, a obtenção de uma forma física mais desejável. Isso auxilia no processo de emagrecimento que proporciona um corpo dentro dos padrões aceitáveis. E o controle da respiração é excelente para acelerar o metabolismo. Sabendo que o metabolismo é responsável pelo bom funcionamento do organismo, e estando acelerado ele auxilia na queima de calorias, mesmo quando a pessoa não está em movimento. Isso sem citar outros benefícios que a aceleração do metabolismo traz para o ser humano, como a diminuição da ingestão energética, o que também contribui para o emagrecimento.

– O Pilates emagrece porque possui efeitos sobre o corpo e a mente: isso traz benefícios indiscutíveis e indescritíveis, tanto para o corpo quanto para a mente. Para o corpo, a capacidade de manter-se em equilíbrio. Para a mente, o controle das emoções e da ansiedade. A mente controlada produz efeitos inigualáveis porque liberta a pessoa da fome psicológica, que muitas vezes é a vilã que leva a comer compulsivamente. Esse é o motivo pelo qual muitas pessoas sofrem do sobrepeso e da obesidade mórbida.

– O pilates gasta mais de 500 calorias em uma aula: para quem argumenta que o pilates não queima muitas calorias, a resposta é essa. Não são poucas as calorias gastas, o que auxilia no processo de emagrecimento. É por isso que não é incorreto afirmar que o pilates emagrece. Quem costuma cuidar da queima diária de calorias sabe bem que a queima de 500 calorias não é uma tarefa fácil de se conseguir.

 

Em todos esses aspectos e em muitos outros o pilates está colaborando com a forma física e com a perda de gordura. Isso está mais que provado.

Portanto, o caminho para alcançar o corpo perfeito também pode passar pela prática diária de ao menos uma hora de pilates.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here