Óleo de Coco – 10 Benefícios Para Sua Saúde

23

O óleo de coco já chegou a ser considerado como um tipo de gordura do mal, devido ao alto teor de gordura saturada. Entretanto, descobriu-se que a sua composição é muito peculiar, distinguindo-se assim de forma positiva diante de outros tipos de óleos existentes.

Além dos diversos benefícios para a saúde, os quais iremos enumerar a seguir, o óleo de coco é um ingrediente presente também no mundo da culinária e da beleza. Com relação a culinária, podemos utilizar o óleo de coco como um substituto saudável do óleo de cozinha convencional.

No que se refere aos cuidados com a beleza, ou seja, no mercado dos cosméticos, saiba que existem já muitos produtos que apresentam este ingrediente na sua constituição, desde produtos para o banho, para o cabelo, maquiagem, cremes de barbear, bronzeadores, entre muitos outros. Isto deve-se, principalmente, ao fato de o óleo de coco ser uma boa fonte de vitamina E, com um grande poder hidratante.

De fato, este óleo é um dos produtos mais versáteis que se pode encontrar, e um produto com grande potencial para fazer com que você sinta-se melhor, por dentro e por fora!

O óleo extraído do coco é hoje um produto muito popular no que se refere aos cuidados de saúde e beleza alternativos, contradizendo as características que lhe eram atribuídas no passado.

Conheça agora 10 benefícios do óleo de coco.

 

 

#1 – Benefícios do óleo de coco para o sistema imunológico


óleo de coco

Consumir óleo de coco pode ajudar a combater algumas doenças, graças à sua carga antiviral, antifúngica e às suas propriedades antibacterianas. Por isso, está tentando se livrar de algum tipo de vírus ou infecção, experimente tomar óleo de coco.

#2 – CONTRIBUI PARA A SAÚDE CARDIOVASCULAR

Embora o óleo de coco seja uma gordura saturada, a sua ingestão não tem efeitos adversos sobre o coração. Pelo contrário, parece reduzir o risco dos níveis elevados de colesterol, diminuindo assim as probabilidades de ocorrência de ataque cardíaco.

Na Polinésia, por exemplo, o óleo é muito utilizado na culinária e este povo destaca-se pelos baixos níveis de colesterol e pela baixa incidência de ataque cardíaco, quando comparado, por exemplo, com a restante população da Nova Zelândia que não consome este óleo.


3# – DÁ SUPORTE À TIRÓIDE

Não existem provas científicas nesta área, mas são vários os relatos de pacientes com hipotireoidismo que revelam uma diminuição de sintomas após a ingestão sistemática de óleo de coco. Mas lembre-se que, além de não haver uma fundamentação médica certa sobre este campo, o óleo de coco pode não ter os mesmos efeitos para todas as pessoas.

 

4# –  AUXILIA NA CURA DE INFECÇÕES E NA CICATRIZAÇÃO

Quando aplicado nas feridas da pele, o óleo de coco pode evitar novas infeções por estafilococos. É também indicado no tratamento de dermatite atópica. Além disso, as feridas tratadas com óleo de coco curam-se mais rapidamente e apresentam maior produção de colágeno, uma proteína de importância fundamental na constituição da pele.


#5 –  SISTEMA DIGESTIVO

 óleo de coco

O óleo de coco combate bactérias prejudiciais no sistema digestivo e também auxilia a absorção de nutrientes no corpo. Na prática, ajuda na digestão e na melhoria de sintomas como intestino irritável e prisão de ventre.


#6 –  PREVINE AS ESTRIAS

Um dos grandes benefícios do óleo de corpo está na prevenção das estrias. Na Ásia, é muito usado para prevenir as estrias durante a gravidez, mas não só. Pode também ajudar a reduzir significativamente a quantidade de estrias já depois destas terem-se formado.


#7 –  TORNA O CABELO SAUDÁVEL

O óleo de coco também pode ser utilizado para melhora da saúde do couro cabeludo e do próprio cabelo. Siga a nossa dica: aplique um pouco de óleo de coco no cabelo úmido, antes de escovar ou massageie o couro cabeludo após a lavagem e depois enxague.


#8 –  DESMAQUILANTE

Sabe aquele rímel teimoso que é difícil de ser retirado? Isso deixará de ser um problema: passe uma pequena camada de óleo de coco sobre o rosto, espere uns minutos e remova com algodão humedecido em água morna.


#9 – AUXILIA NA LUTA CONTRA A ACNE

O óleo de coco possui propriedades antimicrobianas, um alto teor de vitaminas e importantes ácidos graxos, que ajudam livrar-se daquele acne pertinente e incomoda. Em primeiro lugar, você deve limpar bem a pele e depois aplicar uma fina camada de óleo de coco no rosto, massageando um pouco.

Deixe atuar durante cerca de 15 a 20 minutos, para que possa ser absorvido pela pele. Em seguida, lave a face novamente para remover o excesso de óleo na pele.

#10 –  ESFOLIANTE

É um ótimo ingrediente para fazer um esfoliação caseira. Para isso, basta misturar óleo de coco com açúcar e misturar muito bem. Com um pouco de corante alimentar, pode mesmo dar uma cor ao seu esfoliante natural e usá-lo na pele sem qualquer problema. Vai hidratar (e até adoçar!) a pele e pode ser uma ótima opção para oferecer a alguém que goste.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here