Obesidade, Seus Perigos e Consequências…

26

Obesidade,  Seus Perigos e Consequências

Não é de hoje que a obesidade deixou de ser uma questão estética e se tornou um problema de saúde pública.

Infelizmente nos últimos anos a situação chegou a patamares tão insustentáveis que simplesmente não é mais possível fazer vistas grossas e tentar isolar o assunto. Sobretudo nesse período da história, em que basta pegar um telefone e ligar para o fast food que as comidas mais oleosas e gordurosas são entregues na porta de casa, é necessário fazer com que os mais jovens compreendam a necessidade de se precaver contra os males provocados pela má alimentação que, unidos, levam ao sobrepeso e à obesidade.

Esse problema precisa ser debatido e discutido com responsabilidade e seriedade, de forma que as pessoas vejam e compreendam o que esse mal representa e o que se deve fazer para combatê-lo com eficiência.

Portanto, esse artigo vem trazer mais que informações: um serviço de utilidade pública que tem por finalidade despertar a consciência das pessoas contra os males da obesidade.

Obesidade - mulher obesa usando o notebook sentada na cama
Obesidade – A obesidade tornou-se um problema de saúde pública
  • Definição de obesidade

Obesidade é o acúmulo de gordura no corpo que, normalmente, é resultado do consumo excessivo de calorias na alimentação.

Como ela é causada? Quando a ingestão das calorias é maior do que a que o corpo é capaz de eliminar no decorrer de um dia. Isso quer dizer que ela acontece quando a ingestão de calorias é superior ao que se pode (ou se faz) para queimar as mesmas. Resumidamente, a obesidade é fruto de uma alimentação pouco saudável acompanhada por um estilo de vida sedentário.

Há fatores genéticos que podem levar uma pessoa a possuir tendência à obesidade, mas isso não é determinante. O que realmente é importante é que exista o cuidado quanto à alimentação e às atividades físicas. E outros artigos de nosso blog você encontrará dicas de como alimentar-se de forma saudável.

Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 4)
  • Perigos da obesidade

Os perigos que a obesidade representa para o organismo e a saúde humanos são muito grandes, não sendo possível relativizá-los. A obesidade é responsável por diversos males.

Alguns deles serão descritos a partir de agora.

– Diabetes:

 

Obesidade - Pessoa medindo a taxa de glicose
Obesidade – Obesidade e Diabetes caminham juntas

 

O mal da diabetes é caracterizada pelo alto nível de glicose (açúcar) no sangue. Em uma situação de obesidade, o risco é grande exatamente porque a alimentação é desregrada. E quem não possui controle na alimentação, ingere tudo em excesso, inclusive o açúcar.

– Hipertensão:

Obesidade - uma pessoa medindo a pressão arterial
Obesidade – Hipertensão arterial, quase sempre proveniente do peso excessivo

 

A hipertensão (que também é conhecida como pressão alta) é um mal que pode ser causado por algum tipo de resistência das artérias, que perdem a capacidade de contrair e dilatar, e também quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. O consumo excessivo de sal é um dos principais fatores desencadeantes desse mal. E há um dado muito importante que não pode ser desconsiderado: cerca de 20% da população brasileira tem hipertensão e 50% das pessoas com obesidade são hipertensas.

– AVC:

AVC é o Acidente Vascular Cerebral. Ele é causado pela interrupção do fornecimento do sangue para qualquer parte do cérebro. A gordura ingerida é uma vilã para esse fim. As pessoas que sofrem de obesidade são propensas ao AVC porque normalmente sofrem interrupção de circulação do sangue nas veias devido ao entupimento das mesmas com a gordura que não é digerida pelo organismo humano e vai para a corrente sanguínea.

– Infarto:

O mal do infarto associado à obesidade é causado pelo mesmo motivo do AVC, que é o entupimento das veias causado pelo acúmulo de gordura na corrente sanguínea. Quando há a interrupção do fluxo de sangue para o coração, acontece o infarto.

– Colesterol alto:

o colesterol tem estrita relação com a forma como a gordura ingerida se distribui no corpo humano. Quando a gordura ingerida está acima da média, de forma que não é possível distribuir-se de maneira igual e saudável no corpo, o colesterol é inevitável. Nos problemas de obesidade, a pessoa possui um alto índice de gordura retida no corpo.

– Aterosclerose:

trata-se de uma doença inflamatória crônica que resulta na formação de placas dentro dos vasos sanguíneos. Essas placas vão periodicamente entupindo as veias e isso pode ter como conseqüência um AVC.

– Apinéia do sono:

Esse é um mal que tem como conseqüência a dificuldade de respiração durante o sono. A respiração se torna mais difícil devido à língua, que dificulta a passagem do ar ao nível da garganta. Isso prejudica a qualidade do sono e tende a tornar a pessoa obesa mais estressada e nervosa.

– DRGE:

É a Doença do Refluxo Gastroesofágico. Ela acontece devido à grande pressão dentro do estômago, que é causada pelo excesso de peso do corpo. Isso pode causar o retorno do alimento para o esôfago ou mesmo que os sucos digestivos subam até ele. A sensação de desconforto e mal estar é constante.

A pessoa que sofre de obesidade precisa estar consciente de que sofre de uma doença e que precisa de tratamento médico para se curar, porque os males provocados por ela são muito grandes. Não à toa, há uma advertência que deve ser feita e que ficará como ponto de reflexão no final desse artigo: a obesidade tem sido responsável pelo desenvolvimento de várias doenças que todos os anos têm sido as maiores causas de morte em todo o mundo.

Este vídeo do Doutor Drauzio Varella esclarece melhor esta epidemia de obesidade que acontece hoje no Brasil.

[video_player type=”youtube” youtube_hide_controls=”Y” youtube_remove_logo=”Y” youtube_show_title_bar=”Y” youtube_force_hd=”hd720″ width=”853″ height=”480″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″]aHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vd2F0Y2g/dj0xRlRYbUdnblotUQ==[/video_player]

 

 

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here