Dicas Para Emagrecer

Obesidade Mórbida – O Que é Considerado ?

Obesidade Mórbida

Considerada um dos males do século, a obesidade mórbida tem aumentado, principalmente em países desenvolvidos, mas por aqui já vemos o crescimento desse problema que assola não só os adultos, mas os adolescentes e até as crianças.

Obesidade Mórbida - Duas mulheres obesas conversando frente a frente
Obesidade Mórbida – Um dos males do século, tem atingido principalmente os países desenvolvidos.

Ao longo do texto vou apresentar a você como calcular seu IMC de forma simples, usando a própria calculadora do Windows, ou qualquer outra. Para facilitar o cálculo, temos uma calculadora de IMC na página principal do site (Home Page). Através destes indicadores, você saberá se está ou não na obesidade mórbida.

Depois que você obtiver o seu resultado, você poderá também ver algumas dicas para evitar a obesidade mórbida, ou se for o caso procurar ajuda.

Vale ressaltar também, que nem sempre quem já se encontra em algum quadro de obesidade, está assim por que quer. Inúmeros fatores podem estar por trás da obesidade mórbida, como distúrbios hormonais e problemas psicológicos.

Todas essas questões, eu vou abordar ao decorrer do texto, tentando simplificar ao máximo.

O perigo da Obesidade Mórbida Infantil

 

A obesidade, não atinge apenas a vida adulta, ela também está presente em bebês e crianças de até 12 anos, ou mesmo em adolescentes.

Obesidade Mórbida - Criança obesa brincando
Obesidade Mórbida – Não atinges as pessoas apenas na idade adulta, cada vez mais adolescentes e crianças são atingidos

As principais causas são o sedentarismo e o consumo exagerado de alimentos do tipo Fast Food, pois eles têm grande quantidade de açúcar e gordura saturada, e raramente estão sozinhos, sempre acompanhados de uma sobremesa igualmente perigosa, com por exemplo aquelas “minhocas coloridas” e outros doces em forma de “bichos e insetos”, tudo isso para chamar a atenção das crianças, mas ainda sim com todos esses alimentos de péssima qualidade, o que mais ajuda no processo de obesidade mórbida na infância é a vida sem atividade física, no caso das crianças é o habito de passar horas na frente da televisão jogando vídeo-game, ou até mesmo no computador.

Tudo isso contribui demais para o excesso de peso evoluir, podendo chegar até a obesidade mórbida.


Obesidade Mórbida na Adolescência

 

Ao traçar um perfil psicológico de um adulto com problemas sociais, veremos que os maiores problemas aconteceram em sua adolescência, pelo simples fato que é nessa fase que o individuo começa a criar a sua identidade.

Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 4)

Um adolescente que sofre com o sobrepeso não seria diferente, pois o preconceito e discriminação podem causar sérios problemas à vida desse adolescente, como transtornos emocionais para vida adulta, dificuldade para se relacionar com as pessoas e inúmeros outros.

Alguns dos problemas que estão por trás da obesidade mórbida na adolescência, podem não estar relacionados diretamente com a alimentação, como distúrbios hormonais e emocionais, causados por exemplo pela separação dos pais, ou até mesmo a morte de uma pessoa próxima.

Esses fenômenos fazem com que a alimentação seja a válvula de escape. Salvo exceção dos distúrbios hormonais, nesse caso uma intervenção medicamentosa pode auxiliar, nos demais casos, o auxilio de um psicólogo pode ajudar.

Como calcular o seu IMC.

 

Para saber qual é o estágio considerado obesidade mórbida, você vai precisar fazer um pequeno cálculo, chamado  IMC (índice de massa corporal). Para isto será necessário que você saiba sua estatura e peso, para poder calcular.

Primeiro passo – divida o seu peso pela sua altura.

Obesidade Mórbida
Obesidade Mórbida – Divida o seu peso pela sua altura

Segundo passo – com o resultado na tela, aperte a tecla “MC”, para elevar ao quadrado e após isso aperte a tecla igual para obter o resultado.

Obesidade Mórbida
Obesidade Mórbida – Digite MC e depois digite ” = “
  • Terceiro passo – ira aparecer um resultado, considere apenas os três primeiro números.
Obesidade Mórbida
Obesidade Mórbida – Com o resultado na tela, considere somente os dois primeiros dígitos

Com o resultado em “mãos” você vai precisar saber o que ele significa, para isso elaborei uma tabela, com os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) confira abaixo qual é sua classificação.

Tabela de Classificação de peso
Menor do que 18,5 Abaixo do peso normal
18,5 – 25,9 Peso normal
25,0 – 29,9 Excesso de peso
30,0 – 34,9 Obesidade Moderada
35,0 – 39,9 Obesidade Severa
Maior ou igual a 40,0 Obesidade Mórbida
Classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde)

Para facilitar este cálculo, como dito anteriormente, temos uma calculadora própria na Home Page do site, no final da página.

Você pode digitar seus dados e ela já vai trazer tudo resumido e sua classificação também.

Obesidade Mórbida
Obesidade Mórbida – Calculadora do Nosso Site

Como evitar a obesidade mórbida

 

Bom. agora que você já aprendeu a calcular seu IMC e já sabe sua classificação, você pode tomar as devidas precauções para evitar a obesidade mórbida.

Para isso vou destacar dicas importantes no combate a obesidade.

Junto com essas dicas, devem ser levadas em considerações as especificidades de cada pessoa.

Por isso é importante que você também consulte um médico especialista (endocrinologista), para te ajudar.

  • Evitar alimentos com gordura saturada, gordura trans e sódio.
  • Reeducação alimentar: quando já existe um quadro de obesidade, evitar alguns alimentos não adianta mais, será necessário cortar de vez.
  • Fugir do sedentarismo, muitos acreditam que ser sedentário é algo que atinge apenas as pessoa com obesidade, na verdade sedentarismo significa um estilo de vida sem atividade física, logo uma pessoa com peso normal pode ser considerada sedentária.
  • Ajuda especializada, se você acredita que seu caso seja problemas hormonais, pois sua alimentação está balanceada e você está engordando mesmo assim, procure um endocrinologista, para avaliar sua situação.

 Principais doenças causadas pela obesidade mórbida

 

  • Hipertensão (pressão alta): essa doença é muito comum em quem sofre de obesidade mórbida principalmente, se a alimentação está envolvida com sódio.
  • Diabetes: assim como a hipertensão, a diabetes está relacionada com a alimentação, porém de alimentos com alto teor de açucares.
  • Úlcera: essa doença está relacionada ao consumo de alimentos ácidos, causando irritação no estômago.
Tags

2 Comentários

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise no Site

Assine nossa Newsletter
Coloque seu endereço de email: