Natação Emagrece e Melhora Sua Respiração

28

Não é para menos que a natação é um dos esportes mais populares, pois além de trabalhar todos os grupamentos musculares, ainda ajuda a reduzir a gordura corporal, a recuperar lesões e ainda aliviar as tensões do dia-a-dia. E mais, quem nada todos os seus estilos (crawl, costas, peito e borboleta) acaba trabalhando todos os grupamentos musculares.

Sem dúvida, um outro ponto positivo desse esporte é o fato do risco de lesões para quem o pratica ser muito pequeno, já que a água amortece os impactos, fazendo da natação uma ótima opção para quem precisa recuperar lesões.

E mais, além de ser extremamente relaxante, melhorar sua capacidade de respiração e a musculatura, a natação também ajuda na redução da gordura corporal, claro, se for praticada na intensidade correta, traduzindo, ela emagrece!

Trabalha o sistema respiratório e cardiovascular

Natação emagrece - E melhora a respiração

 

O exercício físico da natação acaba fazendo com que haja um alargamento natural do pulmão, o que facilita, e muito, a respiração e o combate a bronquite e a asma, isso, além de ajudar no desenvolvimento do miocárdio, fazendo super bem ao sistema cardiovascular. Ou seja, a natação cuida de dois sistemas fundamentais do seu corpo, o respiratório e o cardiovascular.

Previne doenças

Como se não bastassem todas as vantagens acima, ao praticar natação, você fortalece o seu coração e se previne todos os tipos de doenças cardiovasculares. Se convenceu?  E se eu disse que a natação ainda melhora o funcionamento do seu sistema imunológico?

Definição muscular

Muita gente não faz ideia, mas a natação trabalha todos os músculos do corpo, claro, desde que se pratique esse esporte de forma regular e freqüente, fazendo com que você emagreça devido ao gasto calórico elevado, resultando em um corpo definido e em uma silhueta mais esbelta.

Tipos de nado

Crawl

Natação emagrece - nado crawl

O crawl é o nado mais praticado no mundo, é o tipo mais facilmente realizado por pessoas de todas as idades, até mesmo os idosos, seu movimento simples – dos braços e pernadas – fazem com que trabalhe bastante bíceps, tríceps, quadríceps, peitoral e músculos interiores da perna.

O mais legal é que ele pode ser feito em diferentes intensidades e sem representar muito esforço das articulações e dos músculos, portanto, sem contraindicações.

Nado costas

Natação emagrece - nado de costas

O nado costas também é muito bom para iniciantes, trabalhando os músculos posteriores das coxas, músculos costais, trapézio, tríceps, panturrilha e glúteos. O legal desse nado é que ele fortalece os músculos das costas, ajudando a melhorar a postura, por isso, muitos médicos receitam aulas de natação para seus pacientes com problemas na coluna. No entanto, vale ressaltar que, quem tem mais dificuldade de boiar costuma reclamar que a água entra mais facilmente no nariz e na boca.

 

Nado peito

Natação emagrece - nado de peito

 

Já um pouco mais complexo, embora nem tanto quanto o borboleta, o nado peito apresenta uma série de movimentos que podem ser difíceis no início. A maioria das pessoas não aprende com facilidade a pernada dessa modalidade, já que o movimento não é feito naturalmente. Mas quem é mais persistente, vale a dica, esse é um ótimo nado para trabalhar os bíceps, músculos interiores da coxa, adutores e o todo o peitoral.

Nado Borboleta (golfinho)

Natação emagrece - nado borboleta

Sem dúvida, o nado borboleta, também conhecido como nado golfinho, é para quem adora um desafio, é o mais difícil de ser realizado. Embora os movimentos não sejam tão complicados, o que o torna mais difícil é a utilização de alguns músculos e movimentos que não fazemos durante o nosso dia-a-dia. Quem tem o
quadril mais duro tem dificuldade de fazer a pernada dessa modalidade, e as mulheres, que normalmente tem menos força nos braços, tem muita dificuldade de sair da água com toda a parte superior do corpo, mas, claro, depois de praticar bastante, essas dificuldades desaparecem.

 

Emagrece

Comprovadamente, a natação ocasiona um gasto calórico bem elevado, mais ou menos, entre 500 a 600 calorias para cada hora de prática, com o mínimo de 300 a 400 em uma prática mais moderada.

Os variados tipos de nado trabalham partes do corpo de maneira diferenciada, o que acaba causando uma diferença no número de calorias queimadas, embora, na verdade, as modalidades de natação trabalhem todos os grandes complexos musculares, mudando apenas a intensidade com que alguns músculos são trabalhados em cada modalidade.

Gasto calórico de cada tipo de natação:

Natação emagrece - gasto calórico

 

(Crawl): 720 calorias por hora

(Costas): 720 calorias por hora

(Peito): 660 calorias por hora

(Borboleta): 840 calorias por hora

 

– Muita gente ao contrário de emagrecer com a prática da natação, acaba engordando, e muito, e isso se deve ao fato da natação consumir muita energia, o que faz com que, ao final dessa prática esportiva, a pessoa sinta muita fome. A dica, então, é resistir às tentações e comer apenas o necessário e de forma saudável, ter sempre (preparado) um lanche saudável para saborear após o treino, para não acabar se jogando nas primeiras guloseimas que encontrar.

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here