Musculação Emagrece e Te Torna Saudável

5


Uma das principais dúvidas das pessoas que desejam iniciar um programa de musculação em alguma academia é a seguinte: Musculação emagrece? A resposta é sim. A musculação emagrece, mas não se trata de vê-la apenas como uma solução de estética. Trata-se de uma modalidade de exercício que emagrece, e torna sua vida muito mais saudável.

A mídia, ou mesmo os próprios canais de publicidade utilizados pelas academias, durante muito tempo trataram inconscientemente de criar um preconceito em cima deste tipo de exercício físico. Aquelas imagens de pessoas “bombadas” eram usadas nas peças de publicidades. Afastaram muita gente desta prática. Musculação emagrece, e se bem realizada poderá fazer com que você apenas fortaleça seus músculos, crie uma excelente sustentação óssea e articular e crie massa muscular magra ideal. Já outros tipos de exercícios como corrida, natação e ciclismo não sofreram este preconceito.

Outras características da musculação. Além do fato de que musculação emagrece, ela realiza um trabalho de eliminar a flacidez, bem como aumentar a queima calórica e assim auxiliar na obtenção da relação ideal entre Ingesta e Gasto Calórico. Esta queima de calorias dá-se através da aceleração do metabolismo.

Obviamente a musculação não poderá ser vista como uma substituta de outros exercícios como corrida, ciclismo ou natação. São exercícios que se complementam, e que se somados lhe trarão resultados maravilhosos na luta pela perda de peso.

Benefícios da Musculação

Musculação Emagrece

Musculação Emagrece, mesmo em repouso

Fato importante que ocorre com relação à musculação, refere-se ao Metabolismo Basal. A relação da taxa metabólica basal determina que a cada 1kg a mais de músculos no seu corpo, você irá gastar cerca de 100 kcal por dia, mesmo em repouso. Trocando em miúdos, quanto mais massa muscular você adquirir através dos exercícios de repetição, com cargas proporcionados pela musculação, mais energia você gastará depois dos exercícios. Mesmo estando em repouso. Tudo isto justifica o uso da musculação como instrumento para o seu emagrecimento. Portanto, musculação emagrece.

Musculação igual a menos gordura e mais músculos

Algumas pessoas ficam extremamente preocupadas, porque iniciam os exercícios de musculação e notam que começam a ganhar peso, ao invés de perder. Mas, musculação emagrece ou não? Mas isto trata-se apenas de uma fase natural, e que ocorre no início das atividades com musculação. Ocorre porque ao começar os exercícios de musculação, você ganhara massa magra antes do início da eliminação da gordura já existente. A medida em que os exercícios são continuados, e juntamente, a prática de uma dieta balanceada, você começará a notar os efeitos do emagrecimento. Volto a repetir que estas ações irão contribuir na relação ideal entre Ingesta e Gasto Calórico.

Musculação Emagre e Protege os Ossos

Musculação Emagrece

Fator importante também exercido pela musculação é a tonificação,  com o consequente fortalecimento dos músculos. Sabemos que a proteção básica de nosso esqueleto é realizada pelos músculos. Os músculos protegem de forma importante e efetiva as nossas articulações. Músculos fortes previnem lesões de joelho, tornozelos e de articulações em geral. Outra qualidade importante da musculação, é o fato de prevenir a Osteoporose, já que ela juntamente com boa alimentação e a luz solar favorecem a absorção da Vitamina D e do Cálcio. Sendo assim, a musculação emagrece e também previne lesões ósseas.

Musculação melhora o desempenho cardíaco

Pelo que vimos até agora, foi possível constatar que musculação emagrece. Mas os benefícios exercidos pela musculação não param por aí. Durante algum tempo houve dúvida entre as pessoas sobre qual tipo de exercícios praticar e assim promover sua saúde. Uma dessas dúvidas estava entre saber se exercícios aeróbicos seriam mais vantajosos que a musculação. Nada disso. São dois tipos de exercícios que se complementam. Na relação com a atividade cardíaca, cada um deles tem um papel importante e específico. Enquanto a musculação dá suporte para que o coração realize esforços mais intensos, o exercício aeróbico prepara a parte cardiológica do seu corpo para resistir esforços mais leves e mais prolongados. A musculação emagrece, e auxilia a manter frequência cardíaca e pressão arterial em níveis desejados.

Musculação Rejuvenesce

O envelhecimento é um processo natural pelo qual todos nós passamos. Não se sabe exatamente em que ponto ele começa a acontecer. Estudos revelam, que a partir de aproximadamente 30 anos de idade este processo inicia. Caso você não pratique exercícios físicos e também não pratique uma boa alimentação, você poderá começar a perder massa muscular a partir desta idade, podendo chegar até 30% lá pelos 80 anos.  Portanto praticar musculação emagrece e ajuda a retardar o processo de envelhecimento.

Como aumentar a massa magra com musculação

Execução do exercício:

Para quem quer aumentar a massa magra ou “definir” os músculos, a dica é investir em cargas mais elevadas, e fazer séries com poucas repetições.

A postura é fundamental, assim como, realizar o movimento completo. Sendo assim é importante que seus exercícios sejam bem supervisionados

É fundamental dar um intervalo entre os treinos para que o músculo possa se recuperar, porque é nesse período que ele se reconstrói.

Procure alternar os grupos musculares de um treino para o outro, permitindo um descanso de no mínimo 48 horas.

Alimentação:

O binômio Exercício e Alimentação é extremamente importante. Para que a musculação possa atingir um resultado positivo, ela deve ser aliada a uma alimentação correta. Para tanto é importante uma alimentação bem balanceada, onde deverão estar presente nas quantidades corretas, ou seja, os alimentos que produzem energia, alimentos construtores e reguladores.

Ingestão Líquida

O consumo de água é muito importante. Para que todo este processo visto, se processe da melhor forma possível, a ingestão de água é fundamental. Consumir no mínimo 2 litros de água/dia é o indicado. Se você tem alguma dúvida com relação ao assunto, ou desejar ter um acompanhamento mais profissional, o caminho é o seguinte. Consulte um Médico primeiramente para realizar uma avaliação clínica e posteriormente profissionais de Nutrição e de Educação Física. Avalie também a possibilidade de contratar um Personal Trainer, se estiver dentro do seu orçamento.

⇒ Sua opinião é muito importante para nós, por favor deixe um comentário…

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here