Emagrecer e Perder Barriga
HIDROCLOROTIAZIDA EMAGRECE

Hidroclorotiazida Emagrece Realmente?

Muitos de nós, interessados na prática de dietas com a finalidade de perder peso, já ouvimos falar que a Hidroclorotiazida Emagrece. Mas isto será uma verdade? Pois vejamos, de que forma a Hidroclorotiazida atua na questão perda de peso?

Este fármaco tem por função principal atuar sobre a diurese das pessoas. Sendo assim, ela é um medicamento destinado a combater a hipertensão arterial. Portanto, se usada com a finalidade de emagrecimento, na essência, não será esta sua contribuição.

A afirmação de que Hidroclorotiazida emagrece é dúbia, na medida em que ela concorre apenas para diminuir a quantidade de líquido do corpo, diminuindo o edema.

Portanto, a Hidroclorotiazida trata-se nada mais, nada menos do que uma medicação utilizada  para tratar a hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, edema sintomático e também na prevenção de cálculos renais.

A Hidroclorotiazida age inibindo a capacidade dos rins em reter água. Isso reduz o volume de sangue, diminuindo o retorno sanguíneo ao coração o que acreditasse reduzir a resistência cardiovascular periférica.

 

Um pouco mais sobre Hidroclorotiazida

A Hidroclorotiazida, também conhecida pelo nome comercial de Moduretic. Como dito anteriormente, é usada no tratamento da hipertensão arterial e inchaços no corpo. Daí o motivo pelo qual algumas pessoas dizem que Hidroclorotiazida emagrece. Na verdade, a “perda de peso” que o medicamento promove trata-se de uma grande perda de líquidos.

 

SOBRE O USO DA HIDROCLOROTIAZIDA

Hidroclorotiazida Emagrece

Todos nós sabemos que a automedicação não é aconselhável. Este é um dos motivos pelo qual você não deve utilizar a Hidroclorotiazida sem que o medicamento tenha sido indicado por um médico e através da necessária prescrição.

Trata-se de um fármaco que atua em órgãos de funcionamento vital do nosso corpo, como por exemplo os rins. Deve-se ter muito cuidado com relação a interação medicamentosa, ou seja, saber sobre os efeitos que esta droga pode produzir, caso administrada juntamente com outros medicamentos.

Então qual a utilidade da Clorotiazida

Dizer-se que a Hidroclorotiazida Emagrece, trata-se de uma demasia, já que ela não concorre com ações que venham a diminuir gorduras, e muito menos calorias.

A sua ação se desenvolve tão e somente na perda de líquido corporal. Portanto seu “emagrecimento” se dará na razão direta com a quantidade de líquido perdido em quilos, o que sem dúvida não deve ocorrer de forma permanente sob o efeito da droga, sob pena de trazer graves problemas à sua saúde.

Por que dizem: Hidroclorotiazida emagrece

 Hidroclorotiazida Emagrece

Se levarmos em consideração que algumas pessoas possuem problemas sérios de retenção  retratados em um imenso aumento de líquido corporal, se poderia dizer que a Hidroclorotiazida emagrece, dada sua eficácia par o caso.

A retenção de líquidos se reflete em desconforto corporal relacionado ao aumento de peso. Isto também se relaciona ao excesso de peso, sedentarismo, má alimentação e dificuldade no retorno venoso. Ganhar peso da noite para o dia é uma sensação muito desagradável.

Porém este ganho de peso não significa necessariamente aumento de gordura no corpo. Pode ser causado pelo inchaço repentino motivado pelo excesso de líquido no corpo, que também contribui para criação do famoso efeito sanfona.

A retenção de líquidos pode chegar a um ganho de peso na ordem de dois quilos por dia. Nas mulheres, na época da tensão menstrual e também durante o período menstrual, a retenção de líquidos é bem evidente.

Porém a retenção de líquido torna-se mais problemática quando tem causas endócrinas. Por este motivo,  o edema pode ser causado por problema renal, cardíaco, hormonal ou vascular.

A insuficiência renal pode causar edema por uma dificuldade dos rins em eliminar água, enquanto que a insuficiência cardíaca é causada pela dificuldade do coração em bombear sangue de forma adequada. Além desses fatores, problemas com a tireoide, sistema venoso e linfático, podem causar retenção de líquido.

As mulheres devido ao seu biótipo, são as que mais sofrem com problemas de retenção de líquido. Nelas as gorduras localizadas nas nádegas e nas coxas são evidentes,  o que também ajuda na retenção de mais líquido no período menstrual.

Os locais mais atingidos pelo edema são as mãos e as pernas, porém algumas pessoas apresentam edema generalizado, até nas mamas e barriga.

Além do inchaço, a retenção pode ocasionar outros sintomas como dor de cabeça, pressão alta, vista embaraçada e dor no peito. Dietas ricas em sal e pobres em proteínas podem piorar os sintomas.

Para prevenir a retenção de líquido é indicado a prática de atividades físicas, que melhoram os sintomas através da melhora da circulação sanguínea no organismo. Ou seja, oferecendo uma melhor drenagem dos líquidos retidos.

Além disso, é importante adotar uma dieta com menor consumo de sal. Outro método muito interessante para auxiliar na redução da retenção de líquido é a massagem linfática,  que se realizada de forma adequada, ajuda também o sistema linfático a eliminar os líquidos e toxinas.

Por todos estes efeitos é que algumas pessoas afirmam que Hidroclorotiazida emagrece.

Reações adversas da Hidroclorotiazida

Hidroclorotiazida Emagrece

Diminuição do potássio, aumento do ácido úrico, aumento da glicose (açúcar), aumento do colesterol e câimbras podem ser causados pela administração do fármaco Hidroclorotiazida.

Também perda de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dor na barriga e queda de pressão, principalmente ao se levantar.  Pode causar também sonolência a luz do sol, formar manchas avermelhadas na pele e também pode ocorrer impotência masculina durante o tratamento.

Neste caso basta suspender que tudo volta ao normal. Pode causar tosse. Muitas pessoas relatam problemas com tosse seca durante os dias de uso da Hidroclorotiazida para emagrecer.

Contra-indicação da Hidroclorotiazida

Como qualquer outro medicamento, o uso de Hidroclorotiazida tem que ser acompanhado por um profissional. Só ele poderá analisar se esse é indicado no seu caso. Mas no geral as contraindicações são as seguintes:

  • Gestantes não devem fazer uso do medicamento;
  • Mulheres que estão amamentando, já que o remédio é eliminado no leite materno e pode trazer sérios riscos ao bebê;
  • Pessoas alérgicas aos componentes do medicamento;
  • Pacientes com problemas grave dos rins (insuficiência renal) e dificuldade em urinar.
  • Pacientes com gota.
  • Pacientes com problemas graves no fígado.

Cuidado:

A Hidroclorotiazida pode interferir com outros remédios usados pelo paciente, portanto, se você toma algum remédio regularmente, não esqueça de relatar isso a seu médico.

Enfim, a Hidroclorotiazida emagrece através da perda de líquido, mas é um fármaco, e o que ela faz é eliminar o edema, causando uma grande perda de liquido, fazendo com que perca peso em um tempo muito curto pelo fato de perder muito liquido rapidamente.

Mas, milagres não existem. Portanto, a melhor forma de emagrecer com saúde e para sempre, consiste em fazer algumas mudanças de hábitos e seguir uma alimentação correta e balanceada.

Paralelamente, à prática de exercícios físicos regulares. Existem melhores formas de emagrecer com saúde sem ter que apelar para remédios. Talvez, não tão rápida, mas muito mais saudável e com resultados duradouros.

Quais são os perigos de Hidroclorotiazida?

 

Características

  • Os efeitos colaterais mais comuns de Hidroclorotiazida não representam qualquer risco para complicações de saúde a longo prazo. Os efeitos colaterais são mais propensos a desenvolver se estiver a tomar 25 mg ou mais da droga por dia, de acordo com o US National Library of Medicine.

Efeitos colaterais

  • Os efeitos colaterais da Hidroclorotiazida incluem o aumento da frequência urinária, tontura, fraqueza, formigamento nas extremidades, dores de cabeça, agitação, visão turva temporária e breve, e disfunção erétil.

Interações Medicamentosas

  • Quando tomado com álcool ou barbitúricos, Hidroclorotiazida tem o potencial de causar súbitas, quedas perigosas na pressão arterial, explica o US National Library of Medicine. Porque Hidroclorotiazida tem o potencial de causar um acúmulo tóxico da droga lítio estabilizador do humor, os médicos raramente prescrevem os dois medicamentos para uso simultâneo.

Riscos

  • Sério, mas raro, os riscos para a saúde associados com a Hidroclorotiazida incluem o aparecimento de diabetes tipo 2, inflamação do pâncreas, a falta de células sanguíneas e as deficiências de eletrólitos. Complicações que ameaçam a vida de Hidroclorotiazida incluem insuficiência renal súbita e reações cutâneas potencialmente fatais como a síndrome de Stevens-Johnson, adverte o US National Library of Medicine.

Considerações

  • Dado o fato de que Hidroclorotiazida é conhecido por causar dano fetal, os médicos raramente prescrevem a droga para uso em mulheres grávidas. Se você tem uma história de anúria, asma, gota, diabetes, desequilíbrio eletrolítico, lúpus, ou doença renal ou hepática, pode não ser seguro para você tomar Hidroclorotiazida.

Gostaríamos de saber o que você achou sobre nossa contribuição, no sentido de obter melhores informações sobre a Hidroclorotiazida, e ficaríamos muito felizes em receber seu comentário.

 

 

Recomendados para você: ↓↓


Adicionar Comentário