Hibisco – A Flor Que Possui Propriedades Incríveis

15


O hibisco pertencente à família das malváceas. Contém ácidos poli fenólicos com efeitos na redução da glicemia e do colesterol.

Além disso, é também fonte de flavonoides e antocianinas, responsáveis pela sua cor vermelha e efeitos antioxidantes, protetores do sistema cardiovascular, hipocolesterolemiantes e hepato protetores

As suas mucilagens têm uma ação suavizante da traqueia e uma ação laxante.

Embora as suas propriedades não sejam das mais divulgadas, esta planta tem importantes benefícios, pelo que o seu consumo deve ser considerado numa série de diferentes situações, sobretudo preventivas:

  • Ajuda a tratar a discinesia biliar, azias, digestões lentas, gastrites e a constipação.
  • Reduz o estresse, ajudando a relaxar e a dormir melhor.
  • Diminui a pressão arterial e regula o funcionamento das artérias, impedindo a formação de placas de ateroma.
  • Estimula o tônus das veias, reduzindo a fragilidade capilar e a tendência para varizes e edemas.
  • Ligeiramente diurético, estimula a eliminação de litíases renais.
  • Reduz as dores.
  • É um aliado na eliminação da bactéria E. coli.

Flor de Hibisco

Hibisco
Hibisco
  • flor de hibisco possui benefícios incríveis para a saúde e para a beleza. Com cerca de 220 variedades, esta flor muito comum em países de clima similar ao do Brasil, só oferece propriedades terapêuticas na variedade Hibiscus sabdariffa.
  • Da família do cacau e do algodão, sua casca tem fibras muito fortes, e entre outras utilidades, é usada para fazer saias de capim na Polinésia, e até perucas. Trata-se de uma dasfibras naturais mais procuradas na indústria. É a flor nacional da Coreia do Sul, e em países latino americanos e na Europa, é um dos ingredientes mais usados no corante de alimentos.
  • Mas já que por aqui saúde é o que interessa, vamos falar do quão surpreendente essa flor pode ser. Beber o chá com regularidadeé indicado para baixar a pressão arterial, controlar a diabetes, reduzir o colesterol ruim e equilibrar a saúde do corpo.
  • Pode ser consumido para tratar doenças nervosas, câncer, doenças cardíacas, podendo ser usado como laxante suave e excelente diurético. Esta flor é um antioxidante natural muito rico em Vitamina C, o ácido ascórbico. E por funcionar no organismo como laxante e diurético, leva à perda de peso com facilidade. É uma fonte natural de ácido hidroxicítrico, que é uma das principais substâncias nas fórmulas de produtos dietéticos.
  • Tantas propriedades fazem do hibisco um renovador natural da saúde da pele.

Chá de Hibisco

O chá de hibisco é conhecido por muitas pessoas como uma solução, indicada inclusive por nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas, para o emagrecimento.

Hibisco
Hibisco

Com coloração rosada e um sabor bem diferenciado, o chá é feito com a planta Hibisco, que também é conhecida como rosa-da-china, mimo-de-vênus, flor-de-graxa, graxa-de-estudante e goela-de-leão.

O chá é preparado com as flores da planta, e outras partes são utilizadas para preparar geleias e molhos, por exemplo. De nome científico Hibiscus rosa-sinensis, a planta pode ser encontrada em diversas lojas de produtos naturais e conta ainda com muitos outros benefícios.

Chá de Hibisco emagrece

O chá de hibisco emagrece porque conta com a ação diurética, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos e, além disso, é eficaz ainda no combate ao acúmulo de gorduras, principalmente as mais difíceis de eliminar que ficam concentradas na barriga e nos quadris.

Isso se deve ao fato de que o chá age na redução da adipogênese – processo em que células pré-adipócitas convertem-se em adipócitos maduros fazendo com que seja acumulada a gordura no corpo.

Benefícios do Chá de Hibisco

  • Previne doenças cardiovasculares

Os benefícios do chá de hibisco são muitos. Pelo seu alto teor de antioxidantes, o chá de hibisco contribuiu para reduzir os valores o colesterol LDL, o mau colesterol, e reduz a pressão arterial protegendo o organismo contra eventuais danos nos vasos sanguíneos que levariam a doenças cardiovasculares.

  • Regula a diabetes

Pelas suas propriedades hipo glicêmicas e hipo lipídicas, o chá de hibisco pode ser benéfico para aqueles que sofrem de diabetes. Um estudo realizado em pacientes com diabetes tipo II sugere que o consumo deste chá reduz o colesterol, os triglicerídeos, ajudando a controlar a doença.

  • Previne o câncer

O chá de hibiscos contém ácido protocatecuico, que tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas.

Um estudo realizado pelo Instituto de Bioquímica da Chung Shan Medical and Dental College, em Taiwan, sugere que o Hibiscus retarda o crescimento de células cancerígenas pela indução de apoptose, vulgarmente conhecido como morte celular programada.

  • Reforça o sistema Imunológico

Rico em ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, essencial ao organismo para estimular e reforçar o sistema imunológico. Além disso, pelas suas propriedades anti-inflamatório e antibacterianas, este chá protege de gripes e constipações.

  • Alivia as dores menstruais

Os benefícios de saúde do chá de hibisco incluem o alívio de dores menstruais, porque ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, bem como pode reduzir outros sintomas fruto da época, como alterações de humor.

  • Atenua sintomas de depressão

Rico em flavonoides que têm propriedades antidepressivas, o consumo de chá de hibisco ajuda a acalmar o sistema nervoso, reduz a ansiedade e a depressão, criando uma sensação relaxante no corpo e na mente.

  • Auxilia a digestão

Muitas pessoas bebem chá de hibisco para melhorar a digestão, sendo por vezes usado para tratar a obstipação, melhorando o trânsito intestinal. Conta ainda com propriedades diuréticas. Enfim…são muitos os benefícios do chá de hibisco

Hibisco em cápsulas

Extrato de Hibisco em Cápsulas é um poderoso suplemento que acelera o seu metabolismo, diminui o inchaço e a retenção dos líquidos do seu corpo, elimina as substâncias inflamatórias e te faz emagrecer de forma rápida, saudável e definitiva.

Hibisco

Reúne todos os ingredientes de uma receita na medida certa. Tudo isso feito com tecnologia avançada, que te fará emagrecer muito mais rápido. Você não precisará ter o trabalho de preparar receitas complicadas, nem comprar ingredientes e chás caros e difíceis de encontrar. Você terá tudo pronto.

Como usar o hibisco

A parte utilizada do hibisco é a flor, e o chá dessa planta é muito utilizado para ajudar no emagrecimento.

  • Para fazer chá de hibisco: adicionar 2 colheres de sopa cheias de flores hibisco seco, 2 sachês ou 1 colher de chá do pó em 1 litro de água em início de fervura. Desligar o fogo e abafar o recipiente por dez minutos, coar e beber.

Para emagrecer, deve-se tomar 3-4 xícaras de chá de hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições.

Existem ainda as cápsulas que contêm hibisco em pó no seu interior. Estas cápsulas normalmente são vendidas para quem está tentando emagrecer e seu uso deve ser feito de acordo com as indicações da caixa, uma vez que variam de acordo com a marca.

Contraindicações do chá de Hibisco

Apesar de todas vantagens do chá de hibisco, existem alguns efeitos secundários de que deve ter conhecimento.

Pelos seus benefícios na redução da pressão arterial, não é recomendado para quem já tem as tensões baixas, porque pode causar tonturas, desmaios ou problemas mais graves.

As mulheres grávidas, em tratamentos hormonais ou que tomam anticoncepcionais também devem ter cuidados especiais.

As primeiras não devem de tomar chá de hibisco porque pode estimular o fluxo sanguíneo no útero, as restantes, devem consultar o seu médico primeiro já que o hibisco interfere com os níveis de estrogênio.

Algumas pessoas podem desenvolver alergias ou sentir alucinações, por isso, até saber como reage aos efeitos do chá de hibisco, beba com moderação!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here