Dieta Sem Glúten E Lactose Mito ou Verdade

16

No que se refere a aplicação de uma dieta sem glúten e lactose nas nossas mesas, a discussão tem sido muito grande. Profissionais e estudiosos da área tem afirmado que dieta sem glúten e lactose podem prevenir uma constante inflamação em nossos organismos, bem como evitar o aparecimento e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Dieta Sem Glúten e Lactose Mentira ou Verdade

Dieta sem gluten e lactose

Existe a ideia e de que a prática de uma dieta sem glúten e lactose, evita a ocorrência de inflamação do organismo, fazendo com que o mesmo volte a funcionar normalmente, livre dos inchaços, diminuindo a retenção de líquidos. Afirmam também que a partir daí, o intestino passa a absorver da forma mais correta todos os nutrientes.

Porém alguns órgãos de classe, como por exemplo o CRN – Conselho Regional de Nutrição, tem divulgado que a Dieta sem Glúten e Lactose deva ser observada tão somente para as pessoas portadoras de Doença Celíaca e entre portadores de Intolerância a Lactose. A ausência de glúten e lactose é vista por eles como uma necessidade e não opção.

Se levarmos em consideração sobre o que a Dieta sem glúten e lactose promete em termos de emagrecimento, todas as pessoas Celíacas ou Intolerantes a Lactose e que fizessem uso desta dieta, seriam pessoas com corpos esguios, não é mesmo? Ou então todas as pessoas que não praticam a dieta sem glúten e lactose já deveriam ter desenvolvido uma série de doenças, e assim comprometendo sua saúde e seu bem estar, já que alimentos com glúten e lactose fazem parte da dieta normal e diária em nossas mesas (leite, pão, farinha, queijo, etc.).

Mas por outro lado, podemos afirmar que a dieta sem glúten e lactose realmente faz emagrecer, mas por um motivo muito simples: praticar uma dieta sem glúten e lactose significa ficar longe de determinados alimentos como pizzas, cervejas, chocolate, bolos, bolachas recheadas, massas, pães etc., ou seja os principais vilões de quem está de dieta.

Devemos ressaltar também que praticar uma dieta sem glúten e lactose nos leva a consumir produtos que tem a mesma quantidade de calorias que as versões convencionais e a substituição desses alimentos por escolhas  menos calóricas, como frutas, vegetais, arroz integral, oleaginosas, peixes, ovos, entre outros faz com que a perda de peso aconteça, pois fazem parte dos princípios gerais de uma Reeducação Alimentar.

 

Dieta Sem Glúten E Lactose Mito ou Verdade

Portanto emagrecer através da dieta sem glúten e lactose trata-se de um mito no que se refere ao uso ou não tão somente dessas duas substâncias, mas que pode funcionar pelas alternativas alimentares que passa a lhe disponibilizar.

Não existe fórmula mágica. Para que se emagreça devemos praticar uma equação básica e facílima, ou seja ingerirmos menos do que gasto em termos de calorias e aumentando a atividade física. Uma vez aplicada esta formula a perda de peso é praticamente certa excetuando-se alguma influência fisiopatológica, como por exemplo questões hormonais.

Por este fato, procure sempre questionar, pesquisar e inteirar-se de maneira bem completa sobre as dietas da moda, no sentido de verificar se realmente elas cumprem o que prometem. Sua saúde e seu bem estar devem estar acima de tudo.

Além disso passe a desconfiar daquele anúncio de que “tal famoso realizou e emagreceu”, pois muitas vezes este famoso recorreu a tratamentos de valor aquisitivo astronômico, que nós simples mortais jamais conseguiríamos realizar.

Por todos estes fatos é que estou te trazendo hoje este artigo tão polêmico: Dieta Sem Glúten e Lactose Mito ou Verdade? –  com o sentido de te incentivar a pesquisar e buscar o que de fato funciona,  e o que traz realmente bem estar.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here