Chá Preto Emagrece, e é Um Ótimo Diurético

8


Embora o chá não seja uma bebida muito consumida aqui no Brasil, ele vem se popularizando cada vez mais, devido aos seus muitos benefícios. Se antes a bebida só desempenhava um papel social, hoje, porém, seus benefícios vão além, assumindo um papel mais terapêutico e medicinal, porque o chá preto emagrece.

O chá é preparado através da infusão de folhas, flores, raízes de planta do chá (Camellia sinensis), e, geralmente feito com água quente. O chá se classifica, basicamente, em três grupos principais: Chá branco, Chá verde e Chá preto. A diferença entre eles, no entanto, está na fase em que a planta é colhida e a maneira como são preparados.

– Chá branco: folhas jovens (novos botões que cresceram) que não sofreram efeitos de oxidação, colhidos antes das flores se abrirem; Sua coloração prateada fez com que bebida recebesse o nome de chá branco. A planta não passa por fermentação e por isso conta com a ação antioxidante mais forte e menor quantidade de cafeína. Os processos para preparar a planta são a vaporização parcial e secagem ao ar na luz natural.

– Chá verde: a oxidação é parada pela aplicação de calor, é elaborado com a planta um pouco mais velha do que a do chá branco, embora ainda não tenha passado por um estágio de fermentação tão grande, sendo assim, possui ação antioxidante menor do que o branco, mas ainda se destaca por esse benefício, e um pouco mais de cafeína. No chá verde as folhas são colocadas sob vapor e depois secas.

O Chá Preto…

Cha Preto Emagrece

– Chá preto: oxidação substancial, feito com as folhas ainda mais velhas, passando por um processo de fermentação maior, por isso, possui ação antioxidante bem menor do que os outros dois chás. É elaborado com a planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá branco. Possui grandes quantidades de cafeína, substância que ajuda no emagrecimento, aumentando, portanto, a queima de gorduras, além disso, possui ação antioxidante, trabalhando na melhora do humor, protegendo o coração e na prevenção de doenças cerebrais degenerativas. No chá preto é feita a drenagem interna, fermentação e secagem fina.

Cha preto emagrece?

Sim, o chá preto emagrece, pois contém cafeína e polifenóis, e enquanto a cafeína acelera o metabolismo e a queima gorduras, as catequinas, tipos de polifenóis, reduzem o apetite e também diminuem as gorduras, levando, assim, à perda de peso.

Muito se tem estudado sobre os benefícios dos chás para a saúde e em um recente artigo científico publicado no Obesity Reviews sobre o chá verde, foi revelado que ele possui substâncias bem semelhantes ao preto, sugerindo que os polifenóis do chá trabalham inibindo a ação de uma enzima, assim, agindo junto com a cafeína, aumentando sua ação de termogênese e a oxidação das gorduras.

Ou seja, enquanto a termogênese faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente, queimando mais energia do nosso corpo, evitando que ela se torne gordura e se acumule, a oxidação das gorduras faz com que a gordura seja utilizada, reduzindo seu acúmulo.

Cha Preto Emagrece
Chá Preto Emagrece

 

Vale ressaltar também que bebidas com cafeína, como o chá preto, geralmente, têm efeito diurético, o que quer dizer que a sua frequência de micção é aumentada, e a quantidade de água expelida também e a perda de peso da água pode interferir no peso total.

Fora isso, a cafeína pode também ajudar na perda de peso funcionando como um supressor do apetite ou aumentando a taxa metabólica, reduzindo a probabilidade de comer em excesso, e acelerando a queima de calorias dos alimentos.

E isso não é tudo, o chá preto emagrece também pela sua capacidade de desintoxicar o corpo de substâncias químicas nocivas, através dos polifenóis, um tipo de antioxidante natural, que ajuda a eliminar os radicais livres do organismo.

Como emagrecer com chá preto

Cha Preto Emagrece
Chá Preto Emagrece

 

Se por um lado já vimos que o chá preto emagrece sim, por outro lado, é preciso ressaltar que o emagrecimento só irá acontecer se a pessoa tiver, paralelo ao consumo do chá, também uma alimentação balanceada, assim como, passe a praticar – caso ainda não pratique –  atividades físicas, ou seja, o chá sozinho não faz milagre.

Vale ressaltar que o chá preto, sem açúcar e sem a adição de leite ou creme, não contém nenhuma quantidade de gordura ou calorias, portanto, quem quer perder peso, o chá preto pode ser uma bebida muito útil, já que estimula o organismo, sem estar contribuindo com nenhuma caloria.

Cha Preto Emagrece
Chá Preto Emagrece

 

Se levarmos em conta que muitas bebidas com cafeína possuem algum teor calórico, substituindo-as por chá preto em uma dieta para emagrecer, o resultado será bem mais satisfatório, já que além do chá preto não possuir quase nenhuma caloria, ou seja, não engordar, ele ainda ajuda a acelerar o metabolismo.

Uma dica é tomar chá preto com adição frutas cítricas e/ou as respectivas cascas dos frutos, como laranja ou limão, e até com especiarias, como a canela. Por exemplo, tomar chá preto com limão ou chá preto com canela, lembrando que a canela também possui efeito termogênico, turbinando, assim, o metabolismo e a perda de peso.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here