Chá De Sene Emagrece Ou É Um Mito?

24


Quem vive as voltas com dietas, provavelmente, já ouviu falar que Chá de Sene emagrece. Trata-se de um laxativo natural que está super na moda, e que pode ajudar a tratar problemas no cólon, assim como na perda de peso. Pois é, mas como ele age de forma poderosa nos intestinos, vale saber um pouco mais sobre essa erva antes de sair por aí a procura do chá de Sene.

Antes de mais nada, vale saber se o intestino preso é um dos obstáculos para quem quer emagrecer. Para conseguir resultados satisfatórios em uma dieta, é preciso ter o intestino solto, e é nessa hora que o chá de sene pode ser de grande ajuda, atuando neste processo de regulagem do intestino, já que é um laxante.

Na verdade, o chá de sene é indicado para problemas de gases, receitas\ e obesidade, causados pelo intestino preso, sendo supereficiente para fazer a limpeza de resíduos fecais, que podem se acumular por vários anos.

Afinal, chá de sene emagrece?

 

Sim, com certeza, chá de sene emagrece. Porém, essa erva pode causar danos à saúde devido ao excesso de uso, por isso é preciso de uma certa cautela na hora de usá-lo.

O uso de Sene é uma ótima alternativa para quem quer emagrecer, pois é uma planta medicinal que combate a prisão de ventre devido as suas propriedades laxantes naturais, que pode fazer com que o indivíduo pareça mais magro após a eliminação completa das fezes.

Vale o alerta, não é recomendável seu uso por mais de 7 dias, nem em doses elevadas para evitar a eliminação da flora intestinal e favorecer o aparecimento de outras doenças.

Um pouco de sua história

 

Chá de Sene Emagrece
Chá de Sene Emagrece

 

Desde o século IX o sene tem sido usado pelos seus benefícios, para tratar febre, infecção, disenteria, indigestão, bronquite, convulsão e doenças de pele, por médicos árabes e na Ásia, embora a sua eficácia nunca tenha sido comprovada cientificamente.

Mas, o chá de sene também era usado para tratar problemas do fígado, pele e respiratórios, e médicos egípcios o usavam para combater a prisão de ventre da realeza e da elite.

Então, da Renascença em diante, o chá de sene passou a ser o laxativo mais usado no mundo.

Como o Chá de Sene Emagrece

Por ser um laxativo natural ele acaba emagrecendo, por isso, alguns chás utilizados para a perda de peso incluem o sene, mas, muita calma nessa hora, pois esses chás podem também trazer sérios problemas de saúde se tomados por mais de 7 dias.

O chá de sene emagrece, porém, ele também ajuda os alimentos a se moverem mais rápido no intestino, antes que todos os nutrientes e calorias sejam absorvidos. Resumindo, você pode estar perdendo peso, mas não de uma forma saudável.

O chá de sene emagrece, mas existem outras opções mais saudáveis e eficientes para quem quer perder peso sem abrir mão da saúde. A dica, portanto é investir em alimentos, bebidas e chás que acelerem seu metabolismo, como, por exemplo, o  chá verde e oolong, que além de mais seguros, possuem efeitos mais duradouros.

Uma dica é utilizar o chá de sene para fazer uma espécie de detox, uma limpeza no organismo, para livrar seu corpo de toxinas e resíduos, depois, invista em outros chás e alimentos.

Efeitos Colaterais do Chá de Sene

Por mais que o chá de sene possa oferecer alívio em casos de prisão de ventre, para usá-lo com segurança você nunca deve tomá-lo por longos períodos de tempo, pois, comprovadamente, seu uso exagerado pode levar a um intestino mais fraco, dependência e descoloração da urina.

Vale ressaltar que laxativos, mesmo as ervas, são remédios poderosos, por isso, só devem ser tomados com a supervisão de um profissional.

Precauções para o uso do Chá de Sene

  • Não é aconselhável o combinar com alimentos diuréticos que tenham o mesmo efeito, pois o chá de sene pode baixar os níveis de potássio.
  • E mais, os níveis baixos de potássio, também conhecido como desequilíbrio eletrólito, podem levar a mudanças nos batimentos cardíacos e fraqueza física.
  • Sua ação rápida evita a absorção de nutrientes através do cólon,e assim, acaba lhe privando de vitaminas e minerais importantes.
  • O uso abusivo do chá de sene pode danificar o cólon e reto, causar dependência e problemas recorrentes a longo prazo, além da perda óssea, fraqueza muscular e retenção de líquidos.

Contraindicação

  • Quem faz uso de medicamentos, sofre de doença cardíaca, anemia, ou doenças nos vasos sanguíneos deve consultar seu médico antes de utilizar o chá de sene.
  • Quem sofre de apendicite ou de desordens intestinais inflamatórias, como doença de Crohn, úlceras, colite ulcerativa ou úlceras.
  • Gestantes, quem está amamentando ou pessoas com útero inflamado, não devem usar o chá.
  • Quem sofre de desidratação, hérnia abdominal, cistite, doença renal ou hepática, náusea deve evitar esse chá.
  • Quem faz uso de medicamentos, sofre de doença cardíaca, anemia, ou doenças nos vasos sanguíneos deve consultar seu médico antes de utilizar o chá de sene.

Como preparar o Chá de Sene

  • Evite usar chá em saquinhos, já que eles podem conter muito ou muito pouco da erva e como ela é poderosa, é sempre bom controlar exatamente o que entra na sua xícara de chá.
  • .Despeje a água quente (não fervente) sobre ½ a 2 gramas (um quarto de colher de chá) de sene.
  • Deixe o chá em infusão por 10 minutos e escorra.

Outro método de infusão:

Infundir o chá de sene em água fria por 12 horas, assim, provoca menos cólicas, pois diminui a quantidade de resina no chá.

Dicas:

– Na primeira vez, procure usar o chá de sene em menores quantidades para ver como seu organismo reage a ele, e para evitar cólicas

– A não ser que seu médico recomende, não beba mais de duas xícaras por dia, assim como, não faça uso desse chá por mais de sete dias consecutivos.

– É melhor beber o chá antes de dormir, lembrando que esse chá leva de 6 a 12 horas para funcionar, ou seja, você deve sentir os efeitos só pela manhã.

– Nunca tome outra xícara de chá por não ter sentido os efeitos na hora, espere ele funcionar.

.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here