Batata Doce Emagrece E Possui Um Gosto Especial De Saúde

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batata doce emagrece, e em comparação com a batata comum possui maior teor de hidratos de carbono complexos o que lhe confere um baixo índice glicêmico (IG).

Caracteriza-se por ser um alimento de baixo índice glicêmico (IG abaixo de 55) em oposição à batata comum que se classifica como um alimento de elevado índice glicêmico por ter um IG superior a 70.

Os alimentos com um baixo IG caracterizam-se por trazerem vantagens para a regulação do apetite e esta é uma das vantagens de consumir batata-doce em detrimento da batata comum, pois a nível calórico e em teor de hidratos de carbono a batata comum até apresenta um teor um pouco inferior.

Tenha sempre em consideração que o tempo e modo de cocção e preparação dos alimentos vão influenciar o seu valor calórico e também o seu IG.

Quanto mais cozido ou processado for o alimento, maior o seu IG, por exemplo, o purê de batata tem um maior índice glicêmico do que uma batata inteira assada. O consumo da batata com pele vai aumentar o seu teor em fibra e consequentemente diminuir o seu índice glicêmico.

 

BATATA DOCE EMAGRECE – VARIEDADES

Batata Doce Emagrece

 

A batata-doce mais comum é a de polpa branca, existindo as variantes de batata-doce de polpa roxa e polpa laranja.

A batata-doce comum caracteriza-se por ter um elevado teor em vitamina A e C e ser fonte de tiamina e potássio.

Pelo seu elevado teor em vitamina A este alimento tem um papel importante ao combate da carência desta vitamina em países em desenvolvimento, onde a carência nesta vitamina é um problema de saúde pública.

batata-doce de polpa roxa é um tubérculo, considerado um parente afastado da batata comum. Tanto a sua polpa, que apresenta uma textura úmida, como a casca têm cor roxa. O seu sabor é semelhante ao das restantes variedades. É fonte de tiamina, vitamina B6, ácido pantotênico, ferro e manganês.

Tem alto teor em fibra, potássio e cobre, e contém mais antocianinas que as restantes variedades. As antocianinas são um flavonoide responsável pela cor das frutas, hortícolas, cereais e flores e são conhecidas pelos seus benefícios para a saúde.

Como outros compostos fenólicos têm poder antioxidante, e foram já demonstrados os seus efeitos redutores de pressão arterial, melhoria da visão e forte atividade anti-inflamatória e antimicrobiana.

As variedades que apresentam a polpa laranja são a Covington e Beauregard. O seu sabor é mais suave do que o da batata-doce de polpa branca. É fonte de vitamina B6, folato e potássio e tem alto teor em vitamina A e C.

PREPARO DA BATATA DOCE

Estes três tipos de batata-doce podem ser cozidas, fritas, ou assadas no forno e ser utilizadas como acompanhamento das refeições, substituindo a batata comum, ou utilizadas na sopa.

Desde que muito bem lavadas podem e devem ser preparadas com casca.

No momento da compra dê preferência à batata-doce que se apresente rija e sem manchas e conserve em local fresco e seco, não deve ser colocada no frigorífico antes de preparada.

Além da batata-doce fresca, agora pode também provar batata-doce congelada já preparada e cortada em rodelas, palitos ou cubos.

Estas opções têm a vantagem de serem mais práticas, prontas para cozinhar e têm um elevado período de conservação no congelador.

Experimente prepara-las cozidas, ou no forno com um fio de azeite e ervas aromáticas.

 

Devo lembrar que aliado aos cuidados com a alimentação, os exercícios físicos são de fundamental importância! Não tem tempo? Então dê uma olhada nesse programa de exercícios que você poderá fazer em qualquer ambiente, sem precisar frequentar academias. Conheça este programa clicando aqui.

 

Confira o valor nutricional dos nutrientes mais relevantes das três variantes de batata-doce abaixo:

Batata Doce Emagrece

Batata Doce Emagrece

Batata Doce Emagrece

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